EnglishEspañolPortuguês

BALEADO

"Ele era como um filho", diz tutora de gato encontrado morto em condomínio de Cachoeirinha (RS); polícia investiga o caso

O gatinho estava com perfuração semelhante a tiro no corpo, de acordo com os tutores. Investigação analisará imagens de câmeras de segurança e ouvirá testemunhas.

22 de agosto de 2025
Júlia Ozorio
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Victoria Grunewald / Arquivo pessoal

A morte de um gato em um condomínio de alto padrão em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), é investigada pela Polícia Civil. O caso teria ocorrido no no domingo (17/08), em um residencial situado na Avenida Frederico Augusto Ritter, no bairro Distrito Industrial.

Conforme o relato da tutora Victoria Grunewald, 27 anos, o gato Oliver, de três, foi encontrado sem sinais de vida, ensanguentado e com uma perfuração no abdômen compatível com tiros, por volta do meio-dia de domingo.

Ele estava na garagem da casa onde Victoria e o companheiro, Valter Filho, 28 anos, moram há cerca de um mês. O animal havia sumido fazia alguns minutos e foi localizado após o casal acionar um dispositivo presente na coleira do felino.

— É uma dor horrível. Ele era como nosso filho. Ele dormia comigo, estava sempre comigo. O Oliver, ele era um animalzinho dengoso, carinhoso, nada agressivo. A gente morava em um apartamento, mas veio morar aqui porque queríamos mais espaço para ele e para nosso cachorro Flop. Também tínhamos plano de aumentar a família. Agora, não pretendemos mais ficar aqui (no condomínio) — afirmou Victoria, que havia adotado o gato ainda filhote.

Próximos passos na investigação

A investigação teve início após a tutora de Oliver denunciar o caso à 15ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre na terça-feira (19).

Conforme o delegado César Carrion, que investiga o caso, a 15ª DP possui o selo “Amiga dos Animais”, sendo referência em ocorrências do tipo.

A Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança que possam ter captado a ação criminosa. Além disso, Carrion pretende ouvir, nos próximos dias, testemunhas que eventualmente tenham visto o episódio.

O casal de tutores encaminhou uma perícia particular para examinar o corpo do animal e descobrir a causa da morte. Esse laudo também deve ser analisado pela Polícia Civil ao longo da investigação. Ainda não há previsão para que as análises fiquem prontas.

Luto nas redes sociais

Nas redes sociais, a irmã de Valter Filho e cunhada de Victoria, a influenciadora digital Gabriela Reis, publicou um vídeo manifestando tristeza pela morte do gatinho:

“Um local que era pra prezar pelo bom convívio entre os vizinhos e segurança, recebe um casal, que tinha a intenção de construir família lá, tirando a vida do animal, que era como um filho. Nossa família está devastada”, escreveu no post.

Fonte: GZH

    Você viu?

    Ir para o topo