Mariana Koval, pianista profissional acostumada a grandes plateias, tem um público especialmente dedicado em casa: seus gatos. Entre os dez felinos que vivem com ela e seu marido, o também pianista Dimcho Velichkov, um se destaca pela paixão musical — Zlatko não perde uma única sessão de prática.
Assim que ouve o som do piano, Zlatko corre para se juntar aos tutores. Às vezes, apoia as patas nas teclas enquanto Koval ou Velichkov tocam; outras, deita-se no instrumento e cochila ao som das melodias. “[É] mais um dia no escritório”, brincou Koval no Instagram, compartilhando um vídeo do gato “ajudando” durante o ensaio.
Nem todos os animais apreciam o som intenso de um piano, mas Zlatko e alguns de seus irmãos — Anya, Bambi e Sasha — são exceções. Exposto desde cedo a obras clássicas, o felino desenvolveu até preferências musicais. “Zlatko adora Chopin”, revelou Koval em outra publicação.
Diariamente, o gato acompanha as interpretações dos tutores, seja como ouvinte atento ou “colaborador” sobre o teclado. Embora seja difícil definir o que mais o atrai — a música ou a companhia —, Koval tem certeza: “[Ele ama] os dois ☺️”, respondeu a um seguidor.
Com vídeos que viralizam nas redes sociais, a dupla de pianistas e seu gato musicista provam que a arte une espécies — e, no caso de Zlatko, inspira até novas “carreiras” felinas.
Ver essa foto no Instagram