“Ela que nos salvou”, foi assim que a professora Silvana Priscila Reis descreveu a chegada de Ravena, a mãe da família de cães SRD que foi abandonada em frente a ONG de São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense em agosto de 2025.
A história ganhou repercussão depois que o vídeo do momento em que um homem abandona os filhotes foi divulgado nas redes sociais de Gisele Maia, presidente da Associação Voluntários Amigos dos Animais/Anjos Protetores.
“Há algum tempo estávamos procurando adotar uma cachorrinha. Meu filho caçula era o que mais pedia por isso, e, estando dentro do espectro autista, seus pedidos eram ainda mais significativos para nós”, relatou Silvana.
A família foi conhecer o local, conforme conta eles foram recebidos com muito carinho por Gisele e pelas voluntárias da ONG. “Pudemos conhecer de perto todo o trabalho admirável que essas mulheres guerreiras realizam”, descreveu Silvana.
A chegada no novo lar
A chegada de Ravena na família tem um significado que contrasta com sua história de abandono. Desejada pela família, agora ela tem um lar que compartilha e recebe dela muito amor e carinho.
“Estamos completamente apaixonados por ela. A Ravena pode até pensar que fomos nós que a salvamos, mas, na verdade, foi ela quem nos salvou.”
Entre o encontro e a adoção de fato, a família aguardou os filhotes desmamarem e serem adotados. Uma das filhotinhas ainda está disponível para adoção.
Relembre o caso
Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento em que um homem abandonou Ravena e seus filhotes. Os animais foram deixados dentro de uma caixa em frente ao local no dia 6 de agosto.
“Quando cheguei para limpar o abrigo me deparei com essa crueldade”, relatou Gisele Maia, a presidente da Associação Voluntários Amigos dos Animais/Anjos Protetores.
Conforme contou, há um grande número de abandonos de animais na ONG, por isso investem em câmeras de segurança. “É desesperador, a gente não sabe mais o que fazer, o abrigo está lotado”, disse.
Homem foi notificado e já era alvo da Polícia Civil por manter um macaco prego aprisionado
Conforme a delegada Tânia Harada, o homem que deixou os animais no local foi identificado e responderá por maus-tratos. “Foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa dele. O argumento dele é que achou os cachorros na rua e levou para o abrigo, o que já sabemos que não é verdade”, afirma.
Ainda, conforme a delegada, já foram apreendidos elementos de prova de que os cachorros abandonados estavam com a família antes de serem deixados na rua.
Ele já havia sido preso anteriormente por apresentar nota fiscal e certificado de origem falsos de um macaco-prego apreendido em sua posse.
Fonte: ND Mais