No último domingo, uma égua foi achada morta em um terreno na rua José Lima Filho, próximo ao nº 501, no bairro Moinho Preto. Os moradores denunciaram o problema e dizem que não é a primeira vez que acontece. O tutor dos animais, que estariam sofrendo maus-tratos, foi identificado.
O animal foi retirado do terreno por volta das 11h30 da manhã de ontem. O Curral de Apreensões foi informado sobre a situação na tarde de ontem, mas, de acordo com a moradora Adriana Almeida, a resposta do atendimento foi que uma equipe estaria fazendo outro trabalho. É importante esclarecer que o Curral faz parte da política pública do município de cuidado com os animais e a retirada de animais mortos cabe à Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep).
Adriana, que mora próximo ao local, contou que a égua já estava no pasto há dois meses, porém solta. Segundo ela, esse foi o segundo equino encontrado morto e quando foi achado estava aparentemente sem água ou comida. No domingo, o suposto tutor foi visto no morro com mais um cavalo e os moradores acreditam que neste dia ele teria deixado a égua presa, pois o equino estava com uma corda no pescoço. “Outro cavalo dele está com a pata machucada, mas nenhum órgão toma providências e a situação continua impune”, afirma. Os moradores do bairro o denunciaram por maus-tratos ontem.
A Prefeitura Municipal de Petrópolis informou que a retirada do animal foi realizada pela Comdep. Sobre a denúncia contra o suspeito de abandono e maus-tratos, a situação será apurada.
Fonte: Tribuna de Petrópolis