(da Redação)
Na última semana a Rede de Proteção Animal de Curitiba recebeu a denúncia de uma égua vítima de maus-tratos caída na Vila Osternack, em Curitiba, PR. Segundo testemunhas e familiares, Maykon Salvador de 26 anos de idade explorou a égua de nome Boneca em um “racha”, a forçando a puxar carroça com cinco adultos e correr por horas.
Depois a teria espancada, pois ela não conseguia se levantar e a abandonado no gramado central da Rua Guaçui. Boneca estaria prenha.
Quando a equipe chegou ao local, Boneca estava em choque, com batimentos cardíacos duas vezes acima do normal, febre, câimbras generalizadas, tremores pelo corpo, muito desidratada, dentes travados e com a língua ferida. Recebeu soroterapia, medicações para dor. Após 4 horas de atendimento conseguiram levantá-la, mas teve que ser escorada o tempo todo.
Foi solicitado o transporte Stoco que encaminhou a Boneca para a chácara da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC). Ela foi acompanhada pela equipe da Equivet durante o transporte. Ao chegar a SPAC recebeu mais soroterapia e medicações, mas não resistiu e faleceu logo depois. Foram 9 horas de atendimento.
Ocorrências foram registradas com a Guarda Municipal e com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). A GMC tentou localizar Maykon, mas ele não foi encontrado.