Uma égua foi encontrada em estado crítico em Americana, no interior de São Paulo. O animal estava desfalecido em uma área verde no bairro Parque Gramado e foi resgatado pela Guarda Municipal no último sábado (2).
Após a chegada dos guardas e de uma ONG de proteção animal, a égua foi reanimada com a ajuda de populares, que levaram pão e açúcar para dar a ela na tentativa de fazê-la a melhorar. As informações são do portal O Liberal.
De acordo com o guarda Valdomiro Bianch, que participou do resgate, a corporação foi acionada por moradores da região, que denunciaram os maus-tratos. Ao chegar no local, os guardas perceberam que a situação era grave. “Se a gente não fizesse algo, com certeza ela ia morrer lá, o sol estava muito forte, ela nem abria mais o olho”, disse Bianch.
Uma médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município também esteve no local e, após examinar a égua, constatou maus-tratos.
Além de alimentar o animal, as pessoas envolvidas no resgate carregavam a égua até a sombra e jogaram água nela. “O assunto correu na internet e veio muita gente ajudar. Ainda bem que conseguimos salvá-la”, contou Bianch.
Um casal que passava pelo local no momento do resgate se comoveu com o estado da égua e decidiu adotá-la. A ONG Anjos Peludos prestou auxílio no transporte do animal, que foi removida do local em um caminhão.
O tutor da égua não estava no local no momento do resgate, mas foi identificado e deve ser localizado pela Polícia Civil nos próximos dias para prestar depoimento. O homem responderá pelo crime de maus-tratos a animais.