Uma égua chamada Faith que passou muitos anos sendo explorada celebrou seu 44º aniversário em grande estilo, com bolos e adereços decorativos. Além de alcançar esse marco impressionante, ela também comemorou o livramento de um câncer, vivendo nos últimos quatro anos em um santuário.
A fundadora do Lucky Horse Sanctuary, na Flórida (EUA), Blair Barone falou sobre a jornada de Faith. “Normalmente, cavalos vivem até os 20 anos; 30 já é considerado velho e sortudo”, disse ela ao Newsweek. “Chegar aos 44 com os problemas que ela teve é inacreditável.”
Em 2020, Barone soube de Faith, que estava listada gratuitamente online, algo que, segundo ela, “nunca é um bom sinal para o cavalo”. “O controle de animais havia sido chamado centenas de vezes em relação aos antigos responsáveis por ela. Faith estava em condições deploráveis quando chegou até nós; ela tinha marcas de mordidas e feridas. Estava abaixo do peso e parecia um caso de inanição”, explicou a fundadora.
Os dentes de Faith estavam crescidos demais, dificultando sua alimentação, e ela também sofria de uma doença não tratada conhecida como Síndrome de Cushing. Essa condição afeta a glândula pituitária – uma glândula produtora de hormônios localizada na base do cérebro.
Infelizmente, seus problemas de saúde não pararam por aí, já que a equipe do santuário notou tumores em sua pele. “Ela provavelmente já tinha câncer muito antes de ser diagnosticada, mas percebemos imediatamente quando ela chegou ao Lucky Horse”, contou Barone. “Sarcomas são comuns em cavalos mais claros devido à sua pele e podem ser tratados com cremes e loções, mas o dela ficou sem tratamento por muito tempo.”
Faith passou por tratamentos com células-tronco e cirurgias que, milagrosamente, curaram seu câncer, apesar de sua idade.
Sua história completa foi documentada e compartilhada no canal do YouTube da loja de suprimentos para animais Chewy (@Chewy), que organizou a festa de aniversário de Faith no início deste mês.
O vídeo apresenta Barone e outros membros da equipe, que falam não apenas sobre o passado de Faith, mas também sobre o presente.
Hoje, ela oferece terapia equina para pessoas que enfrentam estresse pós-traumático ou problemas de dependência, bem como para crianças com distúrbios do desenvolvimento.
“É aqui que entra a parte mágica dos cavalos como animais de terapia. Eles são chamados de ‘detector de mentiras de meia tonelada’ porque conseguem ler nossos sentimentos e subconsciente. Os cavalos são muito bons em ler pessoas, e, com sua idade, Faith era excepcional nisso. Ela naturalmente tinha uma habilidade incrível de se conectar com as pessoas e rapidamente se tornou um cavalo de terapia”, declarou Barone.
“As pessoas se identificam com a história de Faith – muitos dos pacientes com quem ela trabalha foram abusados por pessoas em quem confiavam; pessoas que deveriam ajudá-los e amá-los. Quando nossos pacientes ouvem o que Faith passou, sentem um grande senso de calma, compreensão e conexão”, finalizou a fundadora do santuário.