As colisões de aves em muros e estruturas de vidro no município de Balneário Rincão (SC) têm sido frequentes e o número de mortes dos animais chamou a atenção de estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Eles desenvolveram um projeto de extensão para conscientizar moradores e veranistas sobre o perigo do desequilíbrio ambiental em função desta mortalidade.
Segundo Aline Stolk, uma das três acadêmicas responsáveis pelo projeto Educação ambiental com enfoque na preservação de aves para o equilíbrio do ecossistema urbano, foi promovido um trabalho educativo com crianças de um escola do Balneário Rincão e outra de Içara, para conscientizá-las sobre a importância das aves no ecossistema e a necessidade de repensar as construções que utilizam vidro.
As alunas estão fazendo a coleta das carcaças das aves mortas na área de estudo e o levantamento de dados, que possam relacionar à dinâmica do ecossistema envolvido. As carcaças serão analisadas e classificadas e posteriormente, colocadas no Museu de Zoologia da Unesc.
Fonte: Engeplus