As filas eram “absolutamente loucas”, diz Gavin Hudson, proprietário da
startup de reparo de bicicletas Butternut Bikes. Quando o isolamento diminuiu, ele começou a consertar bicicletas velhas no estacionamento de uma igreja metodista no norte de Londres, depois mudou seus serviços para um pub em Crouch End. No entanto, o aumento na demanda por reparos significou que o empreendedor logo conseguiu um endereço permanente.
“Algumas pessoas entram e nos dizem que não andam de bicicleta há 10 anos”, diz Hudson. “Eles estão arrastando todos os tipos de bicicletas, cobertas de teias de aranha, para fora do galpão para voltar às estradas. É ótimo. Eu acho que é realmente verdade que existem poucos problemas na sociedade hoje que não podem ser melhorados fazendo as pessoas a andarem e pedalarem”.
A Butternut Bikes é uma das inúmeras empresas britânicas preparadas para
lucrar com um boom econômico verde após a pandemia de coronavírus.
Enquanto o governo enfrenta crescente pressão para desvendar um pacote de estímulo econômico pós-pandemia que é favorável ao clima, os pontapés
econômicos da Grã-Bretanha já estão em evidência. Steven Jennings, sócio da empresa de consultoria global PwC, diz que o isolamento provocou uma mudança de paradigma para consumidores e empresas que já está acelerando os desenvolvimentos em sustentabilidade – mesmo sem solicitações do governo.
“Uma das consequências não intencionais da crise do coronavírus é a
oportunidade para as empresas pensarem no futuro. Se uma empresa precisa se reconstruir, faz sentido reconfigurar como funciona para ser mais
sustentável”, diz Jennings. O desafio para o tesouro é projetar um pacote de estímulos que aproveite as oportunidades emergentes da crise do coronavírus, que também podem enfrentar os desafios climáticos de larga escala.
A PwC inclui transporte de baixo carbono em seu plano de cinco pilares para
“recuperar melhor”, juntamente com os principais planos de estímulo para
acelerar a geração de eletricidade de baixo carbono, reduzir as emissões da
indústria pesada e ajudar a criar uma força de trabalho verde com as
habilidades necessárias para executar os planos. Aqueles que não têm uma bicicleta quebrada no galpão lutam para comprar uma nova por causa da enorme demanda e da ressaca da cadeia de suprimentos devido ao bloqueio de fabricação da China no início do ano. Para muitos, a resposta pode ser esquemas de ciclo compartilhado, aluguel de scooter elétrico ou até a compra de um veículo elétrico.
A Lime é uma das empresas de mobilidade eletrônica em franca expansão. A empresa espera ter atraído 20.000 novos motociclistas para o seu esquema de aluguel de bicicletas elétricas compartilhadas até o momento em que o isolamento acabar e planeja oferecer scooters eletrônicas no Reino Unido em breve também. Alan Clarke, diretor da empresa, diz que o número de novos usuários do Lime cresce toda semana desde que as restrições de isolamento começaram a diminuir, e que os pilotos estão fazendo viagens mais longas do que antes. O crescimento ocorre apesar do aumento da concorrência, como a Mobike, Freebike e a oferta de bicicletas da Uber, Jump.
“Em última análise, a maior razão pela qual as pessoas não andam, não
pedalam ou não utilizam scooters é porque, na maioria das vezes, a
infraestrutura da cidade não prioriza esses modos de transporte”, diz Clarke. “Como os governos agora estão sendo forçados a repensar como abordam as viagens urbanas, e organizações como a TfL oferecem melhorias ousadas e transformadoras, prevemos um afluxo de novos passageiros nos próximos meses, à medida que as pessoas buscam opções alternativas de viagem”.
O número de pessoas que consideram a compra de um veículo elétrico
também está aumentando; em parte porque a conexão entre as mortes da
Covid-19 e a poluição do ar sublinhou a importância de um transporte limpo. A PwC estima que os incentivos governamentais possam ajudar o setor a apoiar 220.000 empregos. Ian Johnston, executivo-chefe da empresa de carregamento de veículos Engenie, diz que houve um grande aumento no número de parques de varejo se preparando para instalar pontos de carregamento. A empresa instala carregadores rápidos em nome de proprietários e conselhos de varejo, sem custos iniciais, em troca de uma parcela das receitas dos pontos de carregamento.
“Os proprietários estão procurando novas fontes de receita e os lojistas de
varejo precisam de novas maneiras de dar um passo de volta às suas lojas”,
diz ele. “A pressão econômica em ambos significa que as pessoas estão dando uma nova olhada no carregamento do veículo”. Um boom no transporte elétrico tem implicações importantes para o sistema
de energia da Grã-Bretanha, oferecendo novas oportunidades para empresas de tecnologia verde. A queda na demanda durante o isolamento combinado com a geração recorde de energia renovável ajudou a fornecer “uma janela para o futuro com o mundo em carbono líquido zero”, de acordo com Jennings. “Tivemos alta penetração de energia renovável e preços de atacado negativos em determinados horários do dia”, diz ele. “Com as políticas e regulamentações governamentais certas, novos modelos de negócios surgirão, o que poderia ser um ponto de inflexão para empresas, como cobrança de veículos elétricos, baterias e tarifas de energia no tempo de uso”.
Os operadores de bateria podem ajudar a equilibrar o sistema, carregar
quando houver mais de energia renovável suficiente na rede e descarregar a eletricidade limpa quando necessário. Os veículos elétricos podem
desempenhar o mesmo papel quando conectados a um carregador inteligente. Steven Meersman, fundador da operadora de baterias Zenobe, diz que a empresa vem trabalhando bastante durante o isolamento para gerenciar o “aumento da demanda por nossos serviços”.
Até acordos de fornecimento de energia que oferecem para pagar casas e
empresas para usar mais energia quando há uma abundância de energia eólica e solar podem desempenhar um papel para ajudar a fazer melhor uso de um boom de energia renovável. Greg Jackson, fundador e executivo-chefe da Octopus Energy, diz que a demanda pela tarifa Agile do fornecedor de energia aumentou 50% durante o isolamento. A tarifa oferece preços de meia hora para a eletricidade e permite que os clientes se beneficiem quando os custos forem negativos.
“É um alerta para os formuladores de políticas e reguladores que fazer as
pequenas mudanças necessárias para permitir uma rede de energia inteligente serão essenciais para a recuperação verde que muitos de nós pedimos”, diz Jackson. “Isso pode ser feito hoje e abrirá uma revolução em aquecimento elétrico e veículos elétricos baratos e limpos, e um sistema elétrico descentralizado”. O quinto pilar do plano da PwC para uma recuperação econômica verde também está em casa. Jennings acredita que uma atualização nacional de residências projetadas ajudará a ampliar os benefícios do futuro elétrico da Grã-Bretanha, impulsionará empregos e oferecerá um benefício de £ 3,20 ao PIB do Reino Unido por cada £ 1 investido.
É uma abordagem de risco zero para reduzir as emissões de carbono e as
contas domésticas, ao mesmo tempo em que aumenta os padrões de
qualidade de vida e saúde, que supostamente deixaram o assessor principal do primeiro-ministro Boris Johnson, Dominic Cummings, indiferente. No entanto, ele pode ter julgado mal o humor do público. “Uma das barreiras para melhorar a isolação doméstico tem sido a apatia do público, mas como as pessoas passam mais tempo em casa, isso pode mudar”, diz Jennings. “Uma pesquisa recente da PwC mostrou que 60% estão mais envolvidos com o uso de energia do que antes do isolamento. Se as pessoas
estão mais interessadas em melhorias domésticas e prestando atenção ao uso de energia, faz sentido priorizar a eficiência energética doméstica”.