EnglishEspañolPortuguês

VELOCIDADE

É um pássaro? É um avião? Não, é um hipopótamo! Estudo revela que esses gigantes conseguem "voar"

Os animais mais rápidos da espécie, por vezes, tiram as quatro patas do chão por cerca de 15% do ciclo da passada ou 0,3 segundos

4 de julho de 2024
Redação Um Só Planeta
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação / Ministério do meio ambiente da Colômbia

Os hipopótamos estão entre os maiores animais terrestres e seu peso costuma passar de duas toneladas. Ainda assim, esses gigantes conseguem voar. É isso mesmo o que você leu. Segundo um novo estudo do Royal Veterinary College (RVC) sobre o movimento e a marcha destes animais em terra, embora eles trotem quase exclusivamente, os mais rápidos ficam no ar por períodos substanciais de tempo.

Para realizar o trabalho, uma equipe do RVC coletou vídeos de dois hipopótamos se movendo no Flamingo Land Resort, em Yorkshire, na Inglaterra, além de imagens de internet de outros indivíduos da espécie se locomovendo. O objetivo era obter uma ampla de comportamentos e movimentos. No total, o conjunto de dados compreendeu 169 ciclos de locomoção de 32 animais.

Ao analisar os dados, os pesquisadores descobriram que, de uma perspectiva biomecânica, os hipopótamos quase exclusivamente trotam – mesmo quando andam lentamente ou correm rapidamente. Isso, segundo eles, é incomum para animais terrestres, que tendem a ter um repertório mais amplo de andaduras.

Por exemplo, os rinocerontes têm uma caminhada quadrúpede padrão, trotando e galopando à medida que aumentam a velocidade, algo parecido com que faz o cavalo. Já os elefantes só conseguem andar normalmente (não trotar) e nunca saem do chão com as quatro patas, mas ainda conseguem “correr” um pouco rápido.

Mas o mais impressionante foi que as filmagens revelaram que os hipopótamos que se movem mais rápido conseguem “voar” – às vezes, ficam no ar (tiram as quatro patas do chão) por cerca de 15% do ciclo da passada ou 0,3 segundos.

“Nosso estudo foi tão simples quanto a pesquisa biomecânica pode ser. Qualquer um pode pegar uma câmera ou vídeos da internet e aprender algo sobre como os animais se movem a partir dessas filmagens”, disse John Hutchinson, professor de Biomecânica Evolutiva e principal autor. “Estamos entusiasmados em fornecer o primeiro estudo puramente focado em revelar como os hipopótamos andam e correm. Ficamos agradavelmente surpresos ao ver como eles voam quando se movem rapidamente. É realmente impressionante!”

Os pesquisadores observaram que as descobertas ajudarão a melhorar a compreensão científica de como o tamanho de animais grandes influencia seu movimento em terra, apoiará a reconstrução da biomecânica evolutiva das linhagens de hipopótamos e auxiliarão os veterinários a diagnosticar ou monitorar hipopótamos que têm problemas de movimento ou apresentam claudicação.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo