EnglishEspañolPortuguês

INVESTIGAÇÃO

'É normal, é anestesia': tutora diz o que ouviu ao receber gatos mortos após castração em Mogi Guaçu (SP)

Animais foram atendidos na terça-feira (16/09) e, de acordo com os tutores, morreram pouco depois das cirurgias. Empresa contratada foi notificada e deve apresentar laudo à prefeitura nesta sexta (19/09).

19 de setembro de 2025
Gustavo Biano
6 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/EPTV

A tutora de dois gatos mortos após serviço de castração gratuita oferecido pela prefeitura de Mogi Guaçu (SP) conta que depois de receber a notícia que “estava tudo bem”, recebeu os animais desacordados e ao questionar a profissional que a atendeu, recebeu a informação que o quadro “era da anestesia”.

“[Perguntei] ‘Ela tá desmaiada, é normal?’ Ela falou assim: ‘não, é normal, é anestesia’. Peguei e trouxe embora, e coloquei num tapete em casa. Deu um tempinho e eu voltei. No que eu coloquei a mão nela, ela já tava dura. Já entregaram morta”, afirmou Ingrid Lays Rosa.

Ao todo, sete gatos morreram nos procedimentos realizados na terça (16/09), e a prefeitura faz reunião nesta sexta (19/09), com a empresa contratada para prestar o serviço, para descobrir o que teria ocorrido.

Ingrid afirma que os animais eram saudáveis e recorda que ao buscá-los após a castração, estranhou a demora na entrega e ouviu outra pessoa recebendo a notícia da morte de dois de seus três gatos.

“Começou a chegar um monte de gente para pegar, ela foi entregando de todo mundo e a minha ela não entregava. Aí eu perguntei: ‘moça, tá tudo bem?’ É a Baby e a Lulu. Ela falou: ‘não, já vou trazer pra você’. E nessa ela já tava dando a notícia pra outra moça, que das três gatas que ela levou, duas tinham falecido”, diz Ingrid.

Segundo a tutora, ao receber suas gatas, uma estava em cima da outra, ambas com as línguas de fora.

“Foi erro médico? Foi anestesia? Porque não é normal sete gatos num dia morrer. Como que acontece isso?”, indaga a jovem.

‘A mãe é uma sobrevivente’

Marina Fernandes levou seus três gatos, uma fêmea e seus dois filhotes, que morreram no procedimento. “A mãe é uma sobrevivente”, diz.

Quem foi retirar os animais foi a professora de educação especial Ana Paula de Almeida. Ela conta que o secretário só comunicou a morte dos animais sem dar mais explicações.

“O secretário Nei (Claudinei) só chegou pra gente e falou assim: o seu morreu. Tinha uma pessoa já lá chorando, porque tinha morrido também. Aí ele chegou em mim e falou assim: ‘você trouxe três’. Eu, na maior animação, falei ‘trouxe três’. E achei que ele fosse buscar a caixinha com os três. Aí ele falou que morreram duas. E foi só assim”, narra a professora.

Ana Paula relata ainda que pediu um documento sobre o problema, e recebeu um papel escrito que os gatos tiveram problema respiratório.

Mortes em Investigação

As cirurgias foram realizadas na terça-feira (16/09), e a empresa contratada pela prefeitura foi notificada para que apresente, nesta sexta (19/09), um laudo dos procedimentos realizados.

Segundo os tutores, os animais foram entregues para o procedimento no mesmo dia e morreram pouco depois das cirurgias. Uma das tutoras registrou boletim de ocorrência nesta quinta-feira (18/09), na Delegacia Seccional da cidade.

Segundo a Secretaria de Bem-Estar Animal as castrações fazem parte de uma iniciativa para controle de natalidade de cães e gatos no município, “com mais de 150 operações bem-sucedidas realizadas por meio deste mesmo contrato, sem intercorrências.”

Claudinei da Silveira Rodrigues, titular da pasta, afirmou que os animais foram levados para necrópsia por conta da empresa, que deverá apresentar a causa dos óbitos. “A partir daí, nossa Secretaria de Assuntos Jurídicos vai tomar uma atitude, vai dar uma orientação que deve ser feita”.

As castrações foram realizadas na Unidade de Atendimento e Apoio Operacional de Bem-Estar Animal 2, localizada na Rua Oscar Cândido Rodrigues, no Jardim Alvorada. Rodrigues garantiu que a instalação é estruturada para esse tipo de procedimento.

“Nessas instalações ocorrem castrações da nossa equipe todos os dias de manhã, de janeiro a dezembro”, disse.

Procurada, a empresa contratada para realizar os procedimentos informou que está acompanhando o caso e que irá prestar todas as informações à prefeitura.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo