EnglishEspañolPortuguês

'MEMBRO DA FAMÍLIA'

É aprovada na Inglaterra e Irlanda do Norte lei contra o sequestro de cães e gatos

Sob a nova lei, aqueles condenados por sequestrar um desses animais domésticos poderão ser sentenciados a até cinco anos de prisão

10 de julho de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Um novo projeto de lei na Inglaterra e na Irlanda do Norte finalmente tornará o sequestro de cães e gatos uma infração criminal separada. Antes, essa infração se encaixava em roubo, tratando os animais como objetos e, muitas vezes, com as autoridades dando pouca importância aos casos.

O Projeto de Lei de Sequestro de Animais Domésticos, um passo significativo no reconhecimento da conexão emocional dos animais com seus humanos, foi aprovado. De acordo com a BBC, sob a nova lei, aqueles condenados por sequestrar um cão ou gato poderão ser sentenciados a até cinco anos de prisão.

Esta legislação histórica reconhece que nossos companheiros animais não são meras posses, mas membros queridos de nossas famílias, muito mais valiosos e insubstituíveis do que uma televisão ou um micro-ondas. “Eu simplesmente acho inacreditável que tratemos a perda de um ser vivo, um membro de nossa família, como se fosse uma ferramenta elétrica ou um laptop”, disse Anna Firth, autora do projeto de lei.

A lei, que deverá entrar em vigor em agosto de 2024, é apenas o começo. Estão em andamento planos para estender as novas proteções a outros animais, uma medida aguardada ansiosamente por muitos defensores e apoiadores dos direitos animais. Embora a jurisdição atual da lei esteja limitada à Inglaterra e à Irlanda do Norte, espera-se que ela inspire uma onda de legislação semelhante em países vizinhos.

Toni Clarke é um tutor que teve ser gato, Clooney, sequestrado em 2013. Apesar de ter denunciado à polícia, Clarke alegou que eles fizeram pouco esforço para procurar Clooney e trazê-lo de volta para casa, mesmo depois de dois veterinários terem consultado seu microchip.

“Se o projeto de lei existisse, talvez a polícia tivesse mais recursos para investigar – e eu poderia agora ter Clooney de volta em meus braços”, lamentou Clarke.

Gatos e cães são seres sencientes que sentem ansiedade, medo e estresse, além do terror que vem com a separação de tudo e todos que conhecem e amam. Enquanto alguns animais são sequestrados por serem de uma raça cara ou rara, outros acabam sendo usados como isca em lutas de cães. Nenhum animal merece a dor e a impotência que vêm com a separação de seu lar e família.

    Você viu?

    Ir para o topo