As fortes chuvas que atingem Santa Catarina nesta semana fizeram com que 34 cidades decretassem situação de emergência, segundo boletim da Defesa Civil divulgado às 20h desta sexta-feira (9). Dois municípios decretaram estado de calamidade pública, e a Defesa Civil confirmou duas mortes por conta das chuvas no estado.
Após o aviso da Defesa Civil de que o rio ultrapassaria os 10 metros, a preocupação foi com a desocupação da cidade. Por volta da meia-noite, a água tomou conta do primeiro andar inteiro das casas. “Então a gente viu aqueles botes vindo. A gente ia subir no teto. Via só rato, cachorro, gato nadando. Uns dois metros ou mais de água”, conta Erika, que acenava com a vela na tentativa de chamar a atenção das equipes. A vela foi o que fez com que os bombeiros fossem até a casa, que já estava totalmente isolada.
Há 25 anos em Blumenau, Erika diz não pensar nos móveis e eletrodomésticos perdidos: “Eu penso só no cachorrinho da minha neta que deixei lá. Espero que a água não tenha subido mais. Deixei comida. Mas também, não sei se tenho mais coragem de ficar lá.”
Com informações do G1