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PROJETO FUTURO

Duplicação de rodovias pode causar mais mortes de animais no litoral de São Paulo

Estudo pesquisou três pontos distintos da rodovia Padre Manuel da Nóbrega para coletar dados dos atropelamentos

26 de março de 2025
Márcio Ribeiro
2 min. de leitura
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Foto: Márcio Ribeiro/DL

Um estudo realizado na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega aponta que o número de atropelamentos pode ser maior, caso a rodovia seja duplicada e que medidas para diminuir o número de mortes não sejam tomadas. O trecho entre Peruíbe e Miracatu ainda é de pista simples e há a previsão de investimentos na rodovia, que é gerida pela iniciativa privada desde novembro do ano passado.

No trabalho acadêmico finalizado em 2014, de Alexandre Pereira Corrêa, foram pesquisados três pontos distintos da rodovia Padre Manuel da Nóbrega para coletar dados dos atropelamentos.

Em um intervalo de um ano, foram registrados 130 atropelamentos, sendo 58 gambás (Didelphis marsupiais), 11 quatis (Procyonidae Nasua nasua), 12 roedores (Rodentia), 6 lagartos (Lacertia), 4 tamanduás-mirins (Tamanduá tetradactyla), 4 tatus galinha (Dasypus novemcinctus), 7 bichos preguiça (Bradypus variegatus) 1 jaguatirica (Leopardus pardalis) 5 jararacas (Bothrops jararaca),15 urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) e 7 porcos do mato-queixada (Tayassu pecari).

Interessante que no trecho de área urbana os animais atropelados são, na sua maioria, domésticos ou exóticos, isto é, não nativo da Mata Atlântica. No trecho do km 292 (Praia Grande) até o 359 (Itanhaém), foram encontrados atropelados 16 cachorros, 12 gatos, 5 bois, 3 cavalos, 5 gambás e 10 urubus, isto também no intervalo de 12 meses.

O pesquisador acredita que o número pode ser ainda maior, devido à remoção de carcaças frescas feitas por funcionários da rodovia (DER, no período do estudo) e também pelo fato de algumas carcaças estarem sem condições de serem identificadas.

De acordo com o trabalho apresentado, fica cada vez mais fácil apontar trechos da rodovia com maior número de atropelamentos conforme o estudo vai avançando e isso pode ajudar na construção de corredores, tuneis, eco passagens ou pontes para a travessia da fauna.

Há de se lembrar que a rodovia em questão foi privatizada e que há planos para a duplicação no trecho entre Peruíbe e Miracatu, o que pode acarretar um número maior de mortes.

Trabalhos para evitar esses óbitos poderiam ser realizados e planejados em conjunto com as obras previstas na rodovia.

Caso o Consorcio Novo Litoral queira se manifestar, essa reportagem poderá ser atualizada.

O estudo foi apresentado na Universidade de Curitiba.

É importante lembrar que o Litoral de São Paulo tem um ‘hospital’ referência em reabilitação de animais silvestres, conforme publicado pelo Diário do Litoral.

Consórcio Novo Litoral

A Rodovia Padre Manuel da Nóbrega passou a ser administrada pelo Consórcio Novo Litoral (CNL) desde novembro do ano passado e a previsão de investimento é de R$ 4,3 bilhões ao longo de 30 anos, isto incluindo também os trechos de outras rodovias vencidos pelo mesmo grupo.

A responsável pela fiscalização do contrato de concessão é da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Fonte: Diário do Litoral

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