EnglishEspañolPortuguês

POLÔNIA

Dupla rara de lobos-negros é encontrada por câmera em floresta

11 de fevereiro de 2025
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Na Polônia, pesquisadores do projeto de conservação ambiental AVE Wildlife registraram um avistamento de dois lobos de pelagem preta cruzando um riacho em uma floresta no interior do país. Eles foram flagrados pela câmera no final do ano passado, mas só tiveram suas imagens divulgadas nas redes sociais na última terça-feira (4).

Esse tom de pelagem é bastante raro na Europa. Na Polônia, a maioria dos quase 3 mil lobos é cinza. Isso acontece devido à diversidade genética reduzida na região. Especialistas acreditam que o tom preto de pelagem deriva de uma mutação genética milenar.

Avistamentos recentes

À agência de notícias Associated Press, Joanna Toczydłowska, coordenadora do AVE Wildlife, conta que havia instalado a câmera na vegetação para inicialmente estudar castores. No entanto, não demorou muito para que ela capturasse as imagens dos lobos pretos.

Em um primeiro clipe, um lobo preto e um lobo cinza cruzam lentamente um riacho na floresta, a água quase na altura de suas barrigas, antes de pularem na margem. Um segundo clipe, feito no outono passado, registra dois lobos pretos e um lobo cinza fazendo o mesmo trajeto. Assista:

Como os lobos geralmente viajam em famílias, Toczydłowska acredita que eles provavelmente eram irmãos. Além disso, uma vez que ambos os lobos negros tinham cerca de 30 kg (o que equivale a aproximadamente o tamanho de um pastor alemão), a responsável sugere que eles tinham um ano de idade.

Desde os avistamentos, as equipes da organização têm concentrado os seus esforços em vasculhar a vegetação próxima ao riacho em busca de excrementos desses animais. O objetivo é conduzir testes com o material para aprender mais sobre a mutação do pelo preto – a qual provavelmente estava em cães domesticados há milhares de anos.

Luta contra a extinção

A organização conservacionista, que monitora lobos na Polônia há 13 anos, não divulgou a localização precisa da floresta onde os exemplares foram flagrados. Segundo eles, isso foi feito para mantê-los protegidos da caça ilegal e evitar que informações falsas sobre eles se espalhem.

Os lobos estavam essencialmente extintos na Polônia na década de 1950, mas a população retornou nos últimos anos, especialmente na parte central do país, no início dos anos 2000.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo