Duas leitoas que saltaram de um caminhão de transporte de porcos no ano passado conheceram a alegria de uma vida livre. As porcas, Dani e Sunshine, agora vivem em um santuário e acabaram de completar um ano de idade.
Dani saltou de um caminhão de transporte de porcos junto com outra leitoa chamada Mindy. Infelizmente, Mindy morreu devido aos ferimentos sofridos ao cair na rodovia enquanto Dani sobreviveu milagrosamente, foi resgatada e levada ao Sisu Refuge na Carolina do Norte (EUA).
Sunshine viveu a mesma coisa uma semana depois de Dani. Ela tinha um mês de idade quando foi tirada da jaula onde sua mãe a amamentava junto com seus irmãos, sendo transportada para outra área para ser engordada para o abate. Até que pulou do caminhão e foi resgatada por um fazendeiro que também a levou para o Sisu Refuge.
O Sisu Refuge, por sua vez, estava procurando um porco para acompanhar a Dani na jornada para o Rosie’s Farm Sanctuary, santuário em Maryland onde as duas porquinhas vivem atualmente. Sunshine e sua nova irmãzinha, Dani, se tornaram melhores amigas instantaneamente.
Michele Waldman, a fundadora do Rosie’s Farm Sanctuary, relembrou o dia em que as duas foram morar em sua fazenda depois de pularem do caminhão. “Elas chegaram e estava muito frio, por isso vestiam pequenos suéteres”, ela disse em entrevista ao NBC Washington.
A fazenda de aproximadamente 20 mil metros quadrados em uma área residencial é lar para cerca de 45 animais, incluindo cabras, cavalos, vacas, ovelhas e galinhas. É um trabalho feito com amor por Waldman, que disse encontrar alegria ao ver os animais aprenderem a confiar nos humanos. “Sempre que temos visitas aqui, todos os animais saem correndo porque agora veem os humanos como seres gentis”, contou.
A fazenda oferece visitas públicas e programas educacionais. Waldman disse esperar que, ao interagir com os animais, as pessoas adotem novas atitudes em relação à agricultura e aprendam a tratar os animais de fazenda com compaixão e dignidade. “Eles são muito mais do que uma refeição. Eles são seres inteligentes que têm vidas, sonhos e melhores amigos”, finalizou.