Duas mulheres foram flagradas pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em Selvíria (MS) com 20 aves, criando os animais silvestres em confinamento. Os policiais agiam durante uma operação que começou na sexta-feira (7) e terminou ontem (10), quando receberam a denúncia.
Inicialmente, a PMA recebeu a informação de que havia criação em cativeiro no bairro Vitória do mesmo município. Na residência indicada não foram encontrados animais, mas as buscas levaram a outra casa, onde a PMA descobriu 12 aves silvestres, sendo oito canários-da-terra e 12 coleiras do brejo. Os pássaros serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Campo Grande.
Cada uma das duas mulheres, de 30 e 34 anos, são moradoras de uma das residências e seriam as responsáveis pela manutenção dos animais em cativeiro. Além de pagar uma multa de R$ 6 mi, as duas vão responder por crime ambiental.
Também durante a operação, em Aquidauana, três homens foram presos por atividade de caça. O flagrante levou também à apreensão de armas e animais silvestres, na Fazenda Retirinho. Com os caçadores, foram encontradas uma espingarda calibre 22, 56 munições e quatro facas.
Eles estavam com um pato silvestre morto e três filhotes vivos de porco-monteiro, além das armas e duas motocicletas. Outra arma abandonada perto foi identificada como de propriedade do grupo. Os presos foram autuados na Delegacia de Polícia Civil por porte ilegal de arma e por crime ambiental de caça. Cada um recebeu multa de R$ 2 mil.
Fonte: Portal MS