Às 14h, será libertado um peneireiro-vulgar (falco tinnunculus) e depois um bufo-real (bubo bubo). Esta segunda será precedida de uma palestra em sala sobre o trabalho do RIAS e sobre a biologia e ecologia do bufo-real, que decorrerá às 16h, nas instalações da escola profissional ALSUD.
O peneireiro-vulgar foi resgatado ainda filhote, mantido em cativeiro, descoberto após denúncia. A ave foi apreendida pelas autoridades e encaminhada para o RIAS pelos vigilantes da natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana.
O processo de recuperação do animal consistiu em mantê-lo em contato direto com outros indivíduos da mesma espécie, a fim de recuperar os instintos naturais, passou também por treinos de voo e caça.
O bufo-real, que se encontrava em cativeiro em uma casa particular, foi recolhido pelo SEPNA de Moura e entregue no RIAS por técnicos do Parque Natural do Vale do Guadiana. O seu processo de recuperação consistiu também em socialização com outros animais, evitando ao máximo o contato com os técnicos do centro. Foi também sujeito a treinos de voo e caça encontrando-se neste momento apto para ser devolvido à natureza.
Fonte: Região Sul