Um ataque com drone russo atingiu um abrigo de animais no sul da Ucrânia na manhã desta sexta-feira, matando ao menos dez cães e deixando outros feridos, segundo funcionários do local. O episódio ocorreu por volta das 9h (4h no horário de Brasília), a cerca de 30 quilômetros da linha de frente, na cidade ucraniana de Zaporíjia.
No local, um jornalista da AFP presenciou voluntários em choque, chorando, abraçando-se e varrendo os escombros deixados pela explosão. Em meio à destruição, um voluntário retirava o corpo de um cão morto em uma carriola.
“É terrível. Os cães foram destroçados pela metralla, pedaços de seus corpos ficaram pendurados nas cercas, é muito duro para mim falar disso”, disse a voluntária Alina Fober, de 18 anos. “Sinto muito pelos cães. Eu conhecia todos eles. Eram muito bons e belos”, acrescentou.
Irina, integrante da equipe do abrigo, relatou à AFP os momentos que antecederam o impacto. “Ouvimos aquele terrível zumbido e depois uma explosão”, afirmou. “A cena do lado de fora era horrível. Todos os cães que estavam ali naquele momento morreram. Cercas, árvores, escombros, fumaça, fogo. Foi aterrador.”
Além de provocar a maior crise humanitária na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, a invasão da Ucrânia iniciada há quatro anos pela Rússia também tem causado sofrimento a animais. Em outubro passado, um ataque com drones a uma granja na região de Kharkiv, no nordeste do país, matou cerca de 13 mil porcos, segundo equipes de resgate. No mês anterior, um bombardeio russo contra um clube equestre próximo a Kiev deixou sete cavalos mortos.
O abrigo atingido nesta sexta-feira funcionava como ponto de acolhimento para cães resgatados da região, frequentemente exposta a bombardeios desde o início do conflito.
Fonte: O Globo