EnglishEspañolPortuguês

DEDICAÇÃO

Drone, fantasia e armadilha: ONG em Minas Gerais viraliza ao fazer operação de quase um mês para resgatar cachorra 'Cometa' em estrada

Publicação mostra a saga da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais para salvar Cometa, uma cachorra assustada que hoje vive feliz com a nova família

17 de outubro de 2025
Anna Júlia Steckelberg
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nem toda operação digna de filme acontece em grandes cidades ou envolve forças especiais. Em Viçosa, no interior de Minas Gerais, o resgate de uma cachorra virou um verdadeiro enredo de aventura com direito a drone, fantasia camuflada e arapucas. O vídeo, publicado no final de setembro pela Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa), ultrapassou um milhão de visualizações e comoveu a internet.

Batizada de Cometa, a cachorra apareceu pela primeira vez na beira de uma estrada. Faminta e curiosa, mas com medo dos humanos, ela se afastava sempre que alguém tentava se aproximar. “Durante três semanas fomos ao local e tentamos capturá-la de todas as formas, sem sucesso”, contou a ONG na legenda da publicação. O grupo temia que o animal fosse atropelado, e decidiu recorrer a métodos pouco convencionais.

Para tentar se aproximar, os voluntários improvisaram uma fantasia de mato, montaram armadilhas camufladas e usaram de toda a criatividade. Nada funcionava. “Esse resgate foi muito desafiador… nenhuma estratégia dava certo”, contou Marly Coelho, voluntária da Sovipa na publicação. A virada veio quando a equipe usou um drone para monitorar a cachorra e uma medicação que a deixasse sonolenta.

Com o equipamento, conseguiram acompanhar cada passo de Cometa. Mesmo sonolenta, ela ainda correu antes de ser finalmente alcançada. “Ela tentou nos morder, porque tinha muito medo, mas conseguimos segurá-la”, relatou a ONG. Suja, assustada e exausta, Cometa foi levada ao abrigo — o primeiro passo para uma nova vida.

De fugitiva a “grude” da família

Dias depois, ela foi adotada por uma família disposta a oferecer o que mais lhe faltava: paciência e amor. Marcela Lima, que acolheu a cachorra, escreveu no post: “Cometa é nosso grude! Muito carinhosa e muito querida por todos em nossa casa.”

Nos comentários do vídeo, internautas se emocionaram com a história. “Chorei e sorri em um vídeo só”, escreveu uma seguidora. Outro completou: “O vídeo mais lindo que eu já assisti em 2025.” E teve um que até brincou: “primeiro vídeo de resgate que eu vejo que foi uma operação criada pela Cia e pelo FBI KKKKKKKK parabéns.”

Fundada há 25 anos, a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais atua em resgates, campanhas de castração e adoção responsável. Histórias como a de Cometa, que antes vagava sozinha na estrada, hoje inspiram milhares de pessoas nas redes. Afinal, para quem acredita no amor e na persistência, nenhum resgate é impossível.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo