Doze pássaros silvestres foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (10) por agentes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em uma rua próxima à Feira do Entroncamento, em Belém. Os animais, encontrados na casa de um feirante, foram levados para uma área de triagem, onde foram submetidos a avaliação clínica que vai definir se poderão retornar ao habitat natural ou serem encaminhados a uma área de proteção.
De acordo com a zootecnista da Sema, Moema de Jesus, o feirante não mostrou qualquer resistência para a entrega dos animais. “Ele disse que veio de Bragança e que sempre gostou de ter pássaros lá. Contou que os adquiriu por meio de permuta – os clientes trocavam os animais por alguns quilos de farinha -, mas que não via nisso um crime”, relatou Moema.
A apreensão só foi possível pela ação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que recebeu a denúncia e informou à fiscalização da Sema para que os órgãos atuassem em parceria. A compra, venda ou aquisição de animais silvestres que não sejam originados de cativeiro é considerada crime ambiental, cujas penalidades estão previstas em lei e vão de multas à detenção. O autuado terá 15 dias, contados a partir da apreensão, para apresentar defesa na Sema.
Fonte: Agência Pará de Notícias