EnglishEspañolPortuguês

RECOMEÇO

Dono de restaurante de carne de cachorro no Vietnã encerra seu negócio após 20 anos

"Não quero mais matar esses animais, isso me faz sentir mal”, declarou o homem

26 de novembro de 2024
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Um voluntário da Humane Society International transporta um dos cães. Foto: HSI

Um restaurante e matadouro de carne de cachorro de longa data no Vietnã foi fechado definitivamente após o proprietário decidir abandonar o comércio de carne.

O restaurante, localizado na província de Dong Nai, funcionava há mais de vinte anos e, nesse período, matou milhares de cães e galinhas. Normalmente, o restaurante recebia entregas de gaiolas abarrotadas de animais vivos, que eram mortos no local e servidos aos clientes.

Muitos dos cães vivos usados na indústria alimentícia eram fornecidos por comerciantes locais que capturavam os animais de motocicleta, adquirindo-os de moradores da região que vendiam seus animais domésticos ou criavam filhotes para o comércio de carne.

O atual proprietário do restaurante, Dao Van Cuong, assumiu o negócio há nove anos. No entanto, a culpa e o estresse decorrentes de matar os cães o levaram a abandonar o comércio de carne de cachorro de vez e a investir em um novo negócio sem envolvimento com animais.

Ele buscou ajuda do programa Models for Change, que apoia pessoas que desejam sair do comércio de carne de cães e gatos. Liderado pela Humane Society International (HSI), o programa foi lançado no Vietnã em 2022, em parceria com o Departamento de Pecuária, Saúde Animal e Pesca da província.

“Por nove anos, matei cães e galinhas, os cortei e servi aos meus clientes”, disse Cuong à HSI. “O dinheiro é razoável, mas esse trabalho não me faz feliz. Não quero mais matar esses animais, isso me faz sentir mal.”

Recomeço

Cuong já iniciou o que descreve como um “negócio muito mais tranquilo”, fornecendo cilindros de gás e tintas para os moradores locais. “Estou ansioso por um negócio em que tenha a consciência tranquila e não esteja envolvido na morte de cães”, acrescentou o ex-restaurateur.

Após a decisão de encerrar definitivamente o negócio, uma equipe da HSI visitou a antiga instalação para resgatar os cães restantes.

Um total de 16 cachorros foi encontrado e resgatado com segurança, embora muitos apresentassem pelos emaranhados, condições de pele e infecções nos olhos.

Os animais resgatados estão agora em uma instalação temporária, onde estão recebendo cuidados veterinários, incluindo castração e vacinação contra a raiva. A HSI fará, então, uma avaliação para adoção local.

“Esses cães estavam claramente aterrorizados quando os encontramos”, disse Phuong Tham, diretor da HSI no Vietnã. “Eles passaram por um grande sofrimento e estiveram perto da morte devido ao comércio de carne de cachorro, mas felizmente conseguimos salvá-los a tempo. Para esses cães, o comércio de carne de cachorro acabou, e nenhum outro cão sofrerá ou morrerá nessa instalação novamente.”

Comércio de carne de cachorro no Vietnã

No Vietnã, estima-se que cinco milhões de cães e um milhão de gatos sejam abatidos anualmente para consumo.

Embora a venda e o consumo de carne de cachorro não sejam ilegais no Vietnã, existem punições para o transporte não regulamentado entre províncias e para o sequestro de animais domésticos.

Ao contrário do que muitos pensam, a carne de cachorro não é uma iguaria cara, custando em torno de 150.000 a 200.000 VND (aproximadamente 34 a 45 reais) por prato.

    Você viu?

    Ir para o topo