No último domingo, 31 de janeiro, aproveitando o rescaldo do Fórum Social Mundial, a Vanguarda Abolicionista e ativistas amigos estiveram no Brique da Redenção realizando panfletagem e conversando com populares. Apesar do forte calor, a atividade seguiu até o começo da tarde, tendo como base a banquinha da ONG Gatos & Amigos, da protetora Denize Furtado, que ainda conseguiu arrumar lar para um gatinho que havia levado. Além de oferecer produtos da entidade, divulgava um projeto de castrações a baixo custo, orientando os interessados.
A panfletagem foi preparatória para o dia 13 de fevereiro, tradicional data de protesto e boicote contra a China, especialmente pela sua produção de peles para exportação – animais silvestres, cães e gatos. Também materiais sobre o vegetarianismo foram distribuídos aos passantes do parque. “Já vi o vídeo, é horrível”, disse uma senhora que levava o cachorro para passear, referindo-se aos vídeos de fazendas de peles chinesas divulgados no site da VAL.
Um gaúcho morador do Amazonas foi um dos que pararam para conversar com os ativistas. Acompanhado da esposa, ele confessou que era a primeira vez, aos 85 anos, que tomava conhecimento da proposta de uma vida sem comer carne, leite e ovos. Um incentivo para os ativistas, que acreditam na necessidade de ir às ruas e falar, com lógica e bom senso, sobre uma postura ética e coerente.
Galeria de imagens
Fotos: Ellen Augusta Valer de Freitas