EnglishEspañolPortuguês

Domingo é o Dia Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens

29 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

O próximo domingo (29) ficará marcado como Dia Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens, a terceira maior atividade clandestina do mundo. Em Pernambuco, 90% dos animais traficados são aves. Para alertar a população sobre o crime, o Conselho Regional de Medicina Veterinária vai esclarecer a população sobre o assunto com diversas atividade.

Estão programadas palestras, apresentação teatral, pintura de rosto, exibição de filmes e exposição de armadilhas sobre o tema.

O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes por conta de sua imensa biodiversidade, mais de 10% dos 1,4 milhão de seres vivos catalogados no planeta estão em solo brasileiro. O dado alarmante é que, de cada dez animais traficados, nove morrem antes de chegar ao seu destino final. Somente neste ano, a 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente apreendeu 5.521 animais, destes 5.303 eram aves, 97 repteis, 80 mamíferos e 41 quelônios. No estado, as aves mais traficadas são o papa capim, galo de campina, patativa e o papagaio (esse para criação doméstica).

Muitas pessoas tutelam animais selvagens em casa como se fossem domésticos e não compreendem o mal que fazem. Se os animais forem comprados, as pessoas que os criam também são consideradas traficantes e devem arcar com as consequências penais se descobertas. As multas podem variar de R$ 500,00 a R$ 5.000,00.

Fonte: Diário de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo