O motorista do veículo, de 39 anos, e o passageiro, de 46 anos, estavam levando os animais na caçamba do veículo. Eles afirmaram que pegaram os pássaros no aeroporto de Campo Grande, mas não disseram qual seria os destinos das aves.
A Polícia Militar Ambiental suspeita que os canários sejam peruanos, devido ao tamanho e cor, diferente dos canários da mesma espécie encontrado no Brasil. As aves estão sendo encaminhadas a Campo Grande para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.
Confirmando a origem peruana das aves, o Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente) cuidará de todo o processo para levar os animais de volta à fauna de seu país.
O passageiro foi autuado administrativamente e multado em R$ 500 mil. Ele ainda responderá por crime ambiental e poderá, se condenado, pegar pena de 3 meses a 1 ano de detenção.
O motorista, que trabalha como vendedor de veículos em Barueri (SP), foi autuado na polícia do meio ambiente por transporte ilegal de animais silvestres. Ele não apresentou nenhum documento legal para a realização do transporte. A Polícia Civil de Três Lagoas cuidará da investigação para localizar os demais envolvidos no tráfico.
Fonte: R7 e Portal MS Record