EnglishEspañolPortuguês

SEM CURA

Doença fatal que afeta veados e alces é detectada pela primeira vez na Califórnia (EUA)

Ela é uma ameaça significativa para as populações de cervídeos e já foi detectada em 34 estados

10 de maio de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Balon Greyjoy | Wikimedia Commons

Doença do desperdício crônico (CWD), uma doença neurológica fatal que afeta cervídeos como veados e alces, fez sua primeira aparição na Califórnia (EUA). Departamento de Pesca e Vida Selvagem do estado (CDFW) confirmou recentemente a presença de CWD em veados dos condados de Madera e Inyo, marcando os primeiros casos documentados no estado.

A descoberta, anunciada em 7 de maio, mostra uma preocupante disseminação desta doença, que até agora foi detectada em 34 estados. Os sintomas da CWD incluem perda de peso, dificuldades de coordenação, sede excessiva, mudanças de comportamento e, por fim, morte. Alarmantemente, não há cura ou vacina disponível.

Sua primeira aparição foi em veado que vivia em cativeiro em uma instalação de pesquisa do Colorado na década de 1960, a CWD desde então se espalhou por todo os Estados Unidos, representando uma ameaça significativa para as populações de veados e alces. Uma vez estabelecida em uma área, a CWD pode persistir no ambiente por anos, tornando o controle.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estão encorajando o público a relatar qualquer sinal de doença nas populações de veados e alces. Cientistas estão estudando maneiras de tratar e curar os animais, mas sem respostas até o momento.

    Você viu?

    Ir para o topo