EnglishEspañolPortuguês

FUTURO

Documentário produzido por Moby discute a produção de carne cultivada

3 de outubro de 2021
Heloisa Araujo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

O musicista Moby é o produtor executivo de “Meat the Future”, documentário que discute a prática da carne cultivada. Dirigido por Liz Marshall, cineasta premiada por trás de “Os Fantasmas em Nossa Máquina” e “Água na Mesa”, o filme é narrado por Jane Goodall, primatológa mundialmente reconhecida. De acordo com a Variety, Moby também é responsável pela trilha sonora do filme.

Chamado de “movimento histórico” pela diretora do filme, “Meat The Future” apresenta uma nova alternativa ao consumo de carne.

“Em 2016, eu estava procurando seguir uma história focada em soluções e me deparei com o surgimento da ‘agricultura celular’. Depois de conhecer o Dr. Uma Valeti, co-fundador e CEO da Upside Foods (anteriormente Memphis Meats), tive certeza que havia um filme”, disse a diretora Liz Marshall, em comunicado.

Smart food

Carne produzida com células animais (Foto: Universidade de Maastricht/Divulgação)

O documentário acompanha a trajetória de Dr. Uma Valeti, que se propõe a criar um processo no qual a carne real é produzida de forma sustentável, sem a necessidade de criar, criar e matar animais. Esses alimentos, que não geram impacto negativo nem para quem produz, nem para quem consome e muito menos para o meio ambiente, são conhecido como smart foods.

Esse processo conhecido como carne cultivada é uma inovação alimentar que produz carne a partir de células animais. O filme acompanha Valeti e sua equipe ao longo de cinco anos enquanto o custo de produção despenca e os olhos do consumidor veem o nascimento iminente de uma indústria que poderia ajudar a reduzir os gases de efeito estufa e as necessidades de terra para a pecuária.

O documentário é descrito como “de impacto social que está despertando a consciência global e a discussão sobre uma ideia cujo tempo chegou: a inovação da carne real cultivada e colhida de células animais” em seu site oficial. Meat the Future foi indicado em seis festivais de cinema em todo o mundo, ganhando o prêmio de “Melhor Edição de Documentário” do “Directors Guild of Canada”, sindicato que representa profissionais de cinema e de televisão do Canadá.

Confira o trailer:

Você viu?

Ir para o topo