O documentário “The cove”, que retrata a violência e a crueldade da indústria de caça a golfinhos, será exibido no Japão através da web.
A produção vencedora do Oscar será exibida de graça aos primeiros 2.000 internautas que acessarem o site Nico Nico Douga a partir do próximo dia 21.
“The cove” mostra golfinhos sendo atraídos a uma gruta para serem dilacerados e causou polêmica por tratar do tema no Japão – país em que grupos consideram a caça e consumo da carne do animal uma tradição cultural.
O medo de protestos gerado por ameaças às salas que exibiriam o documentário no país cancelou a entrada em cartaz do documentário segundo sua distribuidora.
“Nós recebemos críticas acerca do filme, vindas de grupos que sequer o assistiram”, disse a empresa nesta quinta-feira (17), incentivando os japoneses a usarem a internet para ver e debater a produção.
Na última terça-feira (15), o ativista ambiental Ric O’Barry intimou os cinemas do Japão a exibirem o documentário. O’Barry, ex-treinador do golfinho Flipper, da série de TV homônima, disse que a não-exibição do documentário era uma afronta à democracia.
“The cove” é dirigido pelo fotógrafo da National Geographic Louie Psihoyos e segue ecologistas que lutam contra autoridades do país e pescadores para filmar na gruta secreta em que os animais são abatidos, localizada em Taiji, no norte do Japão.
O site Nico Nico Douga tem mais de 16 milhões de usuários registrados e permite comentários abaixo dos vídeos que exibe.
Fonte: G1