EnglishEspañolPortuguês

SEGUNDO CASO

Do concreto à liberdade: urso explorado para entretenimento em restaurante viverá na natureza após 30 anos

21 de maio de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Santuário de Ursos Arbesbach

Após mais de três décadas em uma pequena jaula de concreto ao lado de um restaurante à beira da estrada em Kočevje, na Eslovênia, o urso Felix, de 34 anos, finalmente encontrou a liberdade. Em 8 de maio, a organização global de bem-estar animal FOUR PAWS (Quatro Patas) resgatou Felix — um dos dois últimos “ursos de restaurante” restantes na Eslovênia — e lhe proporcionou uma aposentadoria merecida no Santuário de Ursos Arbesbach, na Áustria.

O resgate de Felix foi resultado de uma campanha pública promovida pela FOUR PAWS, que reuniu quase 100.000 apoiadores pedindo a libertação de cinco ursos eslovenos mantidos em condições precárias em propriedades privadas. Em fevereiro, o dono de Felix concordou em entregá-lo, escolhendo finalmente um futuro melhor para o urso idoso.

“Com 34 anos, o urso Felix é um adorável velhinho, e nos enche de alegria poder finalmente oferecer a ele uma vida digna de urso pelo tempo que lhe resta. Estamos ansiosos para vê-lo prosperar. Pela primeira vez, ele pode sentir o solo sob suas patas. Sua natureza curiosa vai ajudá-lo a se adaptar ao novo lar. Logo após a chegada, ele começou a explorar seu espaço de aclimatação e aproveitou alguns petiscos, o que é um bom sinal. Nossa equipe experiente no Santuário de Ursos Arbesbach vai apoiá-lo nesse processo de adaptação, que às vezes pode ser desafiador para animais idosos”, disse Patricia Tiplea, chefe de Resgate e Defesa de Animais Selvagens da FOUR PAWS, que participou do resgate.

A jornada de oito horas até a Áustria foi acompanhada por uma equipe experiente e por um veterinário especializado em vida selvagem da Universidade de Medicina Veterinária de Viena. Assim que chegou, Felix não perdeu tempo: saiu cautelosamente da caixa de transporte, bebeu água, beliscou alguns petiscos, cavou seu primeiro buraco e fez uma cama de palha — pequenas alegrias que ele nunca havia conhecido.

Agora, pela primeira vez em sua vida, Felix pode circular livremente por um cercado ao ar livre de 1.600 m², com floresta, árvores sombreadas, um grande lago com áreas rasas e chão macio sob suas patas. Sua área interna é quente e aconchegante, com feno e palha para maior conforto. Devido à idade avançada e problemas de saúde — como doença nas articulações e visão prejudicada — ele passará inicialmente três semanas em uma área de aclimatação menor, enquanto os cuidadores desenvolvem um plano de tratamento personalizado.

A equipe da FOUR PAWS, incluindo Patricia Tiplea e a diretora da organização na Áustria, Eva Rosenberg, descreveu o resgate como profundamente emocionante. Eles continuarão monitorando Felix de perto para garantir que seus anos finais sejam marcados por conforto, segurança e estímulo.

Embora Felix agora esteja seguro, dois ursos, Mici e Tim, ainda sofrem em cativeiro na Eslovênia. A FOUR PAWS está pedindo aos donos que lhes concedam a mesma chance de uma vida digna. Tragicamente, outros dois ursos que também seriam resgatados com Felix já morreram.

Para apoiar o resgate de Mici e Tim, você pode assinar a petição da FOUR PAWS e ajudar a acabar com a manutenção privada de ursos na Eslovênia.

O Santuário de Ursos Arbesbach é um dos sete operados pela FOUR PAWS e abriga quatro ursos-pardos resgatados — Felix, Brumca, Erich e Mark — em um ambiente natural de 14.000 m².

Traduzido de World Animal News.

    Você viu?

    Ir para o topo