Um rinoceronte-branco do norte, espécie ameaçada de extinção, foi transferido, na terça-feira (02/12), do Zoológico Buin, no Chile, para São Paulo, onde se integrará a um programa internacional de conservação da espécie, já que não pode se reproduzir no país chileno. O transporte foi realizado pela companhia aérea Latam Cargo, que tem experiência nesse tipo de operação logística.
O animal chamado de Anatasio é o primeiro rinoceronte a nascer em um zoológico em meio à pandemia da Covid-19, além de ser um dos apenas três rinocerontes-brancos do norte nascidos sob cuidados humanos em toda a América Latina.
O rinoceronte-branco, espécie à qual Atanasio pertence, enfrenta risco de extinção. Estima-se que existam entre 17 mil e 19 mil indivíduos no mundo, sendo 743 mantidos em zoológicos. Na natureza, a caça indiscriminada e a destruição de habitats provocam a morte de mais de mil animais por ano.
O transporte de Atanasio, que pesa cerca de duas toneladas, exigiu meses de planejamento e coordenação entre equipes do Bioparque Buinzoo, SPARX Logistics e da Latam Cargo, seguindo padrões internacionais de bem-estar animal.
“Transportar um animal desse porte exige coordenação cirúrgica e padrões internacionais muito rigorosos, sempre com o seu bem-estar como prioridade máxima”, afirma o CEO da Latam Roberto Alvo em uma publicação nas redes sociais.
Fonte: Metrópoles