A vaquita, um dos animais mais ameaçados do mundo, é uma espécie de toninha que vive no Golfo da Califórnia, próximo ao México. Estes animais medem quatro metros e meio e são os menores integrantes da família dos cetáceos. As vaquitas foram descobertas em 1950, ao mesmo tempo que percebeu-se a rapidez com que o número desses animais estava diminuindo.
Em 2018, existiam apenas 19 desses animais e segundo o One Green Planet, agora os cientistas estimam que existam apenas 10 vaquitas ao todo. O declínio nessa população torna provável a possibilidade das vaquitas serem extintas em breve.
Geralmente, as vaquitas são capturadas com o uso de redes de emalhar, que são utilizadas para pesca ilegal de camarão e também de totoabas, um peixe que é considerado uma iguaria na China, mas que também corre o mesmo perigo de extinção.
Essas espécies que não são tão conhecidas e beiram a extinção precisam urgentemente de mais proteção contra as redes de emalhar e contra as operações de pesca comercial. Uma petição pedindo ação do governo do México foi lançada, e você pode assinar aqui.