Miguel e Elena são um casal apaixonado. Porém, Miguel é um pescador que, devido ao aquecimento dos oceanos, foi obrigado a viajar cada vez mais longe para conseguir peixe. Tão longe que desaparece. De coração partido, Elena se consola nos braços de Ernesto. Mas, quando o casal parece ter encontrado a felicidade, Miguel retorna de sua longa viagem. Este poderia ser o roteiro de uma novela, mas é a trama escolhida pela ONG WWF-Brasil para chamar a atenção para um problema real: o aumento da taxa de “divórcio” de casais de albatrozes conforme avança o aquecimento global.
Esta é uma das espécies mais leais do reino animal, pois os albatrozes de sobrancelha negra são animais conhecidos por terem relacionamentos de mais de 50 anos. Mas, agora, com as mudanças climáticas elevando a temperatura dos oceanos e obrigando os pássaros a voar cada vez mais longe para conseguir se alimentar, muitos casais estão se separando. Com a distância imposta pela crise, muitas vezes o casal não chega ao mesmo tempo na área de reprodução para o período de acasalamento, levando a uma busca por novos parceiros. Confira o vídeo abaixo:
Diante dessa questão, a campanha “Muy Caliente” usa o humor e a irreverência para favorecer a conscientização das pessoas sobre os impactos de um mundo mais quente. A série de vídeos possui três episódios, e o primeiro deles já está disponível nas redes sociais do ONG. Além de buscar a sensibilização, a ação tem o objetivo de arrecadar doações para reforçar a atuação da instituição na conservação marinha.
“Entre nossas missões está a redução dos impactos das mudanças climáticas na sociobiodiversidade marinha, com ações como a conservação de recifes de coral, criação de áreas marinhas protegidas e incidência em políticas públicas, essenciais para a sobrevivência dos ecossistemas marinhos e para o nosso futuro. Além de “Muy Caliente”, o WWF-Brasil tem diversos projetos para proteger os oceanos”, destaca Marina Corrêa, analista de conservação e líder de oceanos do WWF-Brasil.