EnglishEspañolPortuguês

Diversas espécies são vítimas do aquecimento global

14 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Coalas australianos, pinguins imperiais e baleias beluga estão entre as ‘dezenas’ de animais ameaçados de extinção pelo aquecimento global, revelou nesta segunda-feira um estudo apresentado na conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas). O documento, elaborado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), detalha como o aumento dos níveis dos oceanos e o encolhimento das calotas polares estão arriscando a existência de dez diferentes espécies.

untitledDe acordo com a entidade, a queda de folhas de eucaliptos provocada pelo aumento de CO2 na atmosfera tem levado os coalas australianos à desnutrição e à fome. Mas é nas regiões polares que são sentidos os maiores efeitos das mudanças climáticas. A foca-anelada, por exemplo, tem sido forçada a migrar para o norte à medida que as plataformas de gelo retrocedem.

raposaProblema semelhante ameaça o pinguim imperial, já que a redução das calotas de gelo dificulta a criação das proles. Além disso, diminui a viabilidade de krill, base de sua alimentação – assim como da baleia beluga. Outros animais citados pelo documento incluem o salmão, o peixe-palhaço, os corais chifres-de-veado, a tartaruga-de-couro e a raposa-vermelha.

Fonte: Veja

Você viu?

Ir para o topo