Por Marcela Couto (da Redação)
No início da semana, o governo de Los Angeles e a Humane Society dos EUA anunciaram planos para uma nova abordagem de combate contra a crueldade animal na cidade: uma linha direta 24 horas, com atendentes bilíngues (inglês/espanhol), disponível para que os cidadãos denunciem incidentes envolvendo rinhas de cães.
O disque denúncia foi oficialmente apresentado em uma conferência na terça-feira em Los Angeles. Conforme a proposta, qualquer pessoa que tiver informações sobre um local usado para promover brigas entre cães, um cidadão envolvido no crime ou uma rede especializada em rinhas poderá telefonar para 1-877-NO2FITE. As denúncias que forem confirmadas e levarem à prisão de um acusado vão render uma recompensa de até U$5,000 para o informante.
“Nosso objetivo é encorajar os cidadãos a ajudarem no combate contra esse crime brutal, que ainda permanece nas sombras e tem pouca visibilidade”, disse Steve Cooley, promotor de justiça de LA, durante a conferência. Também estava presente no dia a diretora da Humane Society da Califórnia, Jennifer Fearing, que se referiu a Cooley como “um verdadeiro campeão para os animais”.
Colley e Fearing levaram até a conferência dois pit bulls, chamados Clancy e Honey. Clancy é um macho com 13 anos sobrevivente dos horrores de uma rinha, e foi encontrado vagando pelo centro de Los Angeles seriamente ferido e com uma infecção de ouvido muito grave. Hoje o animal é embaixador do serviço de resgate de LA.
As equipes de resgate também acreditam que Honey, uma fêmea de 2 anos, pode ter sido usada em brigas de cães. Ela foi encontrada mergulhada em uma poça do seu próprio sangue, aparentemente retalhada por uma lâmina. A pit bull conseguiu se recuperar após um longo tratamento e está disponível para adoção.
Com informações de Los Angeles Times