EnglishEspañolPortuguês

Diretor de Associação sueca pede demissão após flagrante de maus-tratos a suínos

2 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O Chairman da Associação da Cadeia de Carnes da Suécia, Lars Hultström, renunciou devido ao escândalo envolvendo os direitos dos animais em uma de suas unidades de suínos, denunciado pelo site de notícias sueco The Local. Hultström demitiu-se da associação que representa mais de 17.000 criadores de animais da Suécia, bem como de seu cargo na Sveriges Grisproducenter, uma associação que representa os produtores de suínos da Suécia, e da Federação dos Agricultores Suecos (LRF).

“Eu percebo que com a conjuntura atual não consigo realizar as minhas responsabilidades. Vou continuar a lutar para que os agricultores suecos tenham o direito de gerir as suas explorações e cuidar de seus animais, mas a pressão é muito grande no momento”, justificou Hultström num comunicado à imprensa. “Naturalmente, oponho-me à toda negligência contra os animais, é simplesmente inaceitável. Também posso entender as reações ao filme e às imagens que têm surgido, o que também prejudica a agricultura como um todo”, prosseguiu.

A entidade The Animal Rights Alliance registrou imagens retratando a negligência generalizada contra animais e denunciou mais de 90 criadores de suínos para a polícia por violação das leis de proteção animal da Suécia. “Ele está certo em sair. Nós documentamos uma de suas fazendas várias vezes e ele mostrou uma série de falhas muito graves, que já denunciamos à polícia”, reclamou Malin Gustafsson, do grupo The Animal Rights Alliance.

O Ministro da Agricultura da Suécia, Eskil Erlandsson, em conjunto com o Conselho Sueco de Agricultura, convidou as organizações representativas da Suinocultura do país para conversar sobre o escândalo. “Eu presumo que as organizações possam demonstrar e garantir que eles seguem a rigorosa legislação sueca. Eu também presumo que o tempo perdido possa ser recuperado, mesmo que numa luta muito difícil”, disse Erlandsson.

Fonte: Pork World

Nota da Redação: Ainda que a “rigorosa legislação sueca” seja seguida à risca, qualquer animal criado como objeto para servir ao ser humano está sendo explorado e vítima de maus-tratos.

    Você viu?

    Ir para o topo