Por Rachel Siqueira (da Redação – EUA)
A dieta vegana sem glúten pode ajudar pacientes com artrite reumatoide (AR), sugere o estudo “Arthritis Research & Therapy”, do Karolisnka Institutet.
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória sistêmica, que afeta múltiplas juntas do corpo. Foi descoberto que a dieta vegana é anti-inflamatória e ateroprotetora.
A. C. Elkan e outros colegas do Karolinska Institutet, em Estocolmo, descobriram que a dieta vegana – sem glúten – induz a menores índices de massa corporal, além de lipoproteína de baixa densidade e maior anti-PC IgM que de uma dieta controlada.
O estudo envolveu 66 pacientes com artrite reumatoide ativa, da faixa etária média de 50 anos. Por um ano, foi receitado a 38 dos pacientes uma dieta vegana sem glúten, e aos demais 28, uma dieta bem equilibrada não vegana.
Como muitas outras doenças, a cura da artrite reumatoide não existe, mas tratamentos estão disponíveis para auxiliar o gerenciamento do estado de saúde do paciente.
Opções de tratamento da artrite reumatoide incluem medicamentos, controle do estresse nas juntas, fisioterapia, terapia ocupacional e intervenção cirúrgica.
Fonte: Food Consumer