Um fotógrafo americano de 60 anos conseguiu melhorar os problemas frequentes com enxaqueca, que duraram 12 anos e meio, adotando uma dieta à base de vegetais e rica em alimentos integrais e folhas verdes. O homem faz parte de um estudo publicado esta semana no periódico de saúde BMJ Case Reports.
“Em dois meses, sua frequência de cefaleia diminuiu de 18 a 24 dias para um dia por mês. E após três meses o paciente não apresentou dores de cabeça”, explica o estudo. “Esses resultados vão além da meta do tratamento da enxaqueca com medicamentos, que é reduzir a frequência do problema em 50% ao mês”, continua.
A dieta do fotógrafo permitiu que os níveis de betacaroteno sérico em seu corpo triplicassem e as dores diminuíram.
“Embora a medicação desempenhe um papel central na prevenção e no tratamento da enxaqueca, há evidências crescentes de que a intervenção dietética também pode oferecer uma abordagem eficaz para o manejo da enxaqueca sem os efeitos adversos associados a alguns medicamentos. O consumo de determinados alimentos pode desencadear um ataque de enxaqueca, e estes devem ser eliminados.”
Segundo um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia e da Universidade Estadual de Nova York relatou que os laticínios estão entre os alimentos que mais podem favorecer esse tipo de problema.
Relatos do paciente
“Outro estudo recente revelou que uma dieta à base de vegetais com baixo teor de gordura reduziu a dor provocada pela enxaqueca, a duração e a necessidade de medicação”, relatam em referência à pesquisa “Nutrition intervention for migraine: a randomized crossover trial”.
Os estudos realizados com o fotógrafo, informa que os vegetais com folhas verdes escuras são fontes importantes de carotenóides, que são fitonutrientes que reduzem a inflamação sistêmica e o estresse oxidativo. “Uma dieta à base de vegetais rica em folhas verdes escuras, portanto, pode fornecer um tratamento seguro e eficaz para a enxaqueca”, de acordo com o estudo.
“Neste estudo, relatamos o caso de um paciente com 12 anos de enxaqueca e seis meses de enxaqueca crônica que obteve alívio total da enxaqueca por 7,5 anos, de junho de 2012 a janeiro de 2020 [período em que foi avaliado], após terapias farmacológicas convencionais, dietas de eliminação e técnicas de redução do estresse”, informam os pesquisadores.
O fotógrafo que participou do estudo e sofria com o problema, não teve seu nome divulgado, mas de acordo com os pesquisadores relataram, ele estava desesperado.
“No entanto, um mês após começar uma dieta à base de vegetais rica em nutrientes, e que incluía principalmente muitos vegetais de folhas verdes escuras, frutas, feijão, aveia e um smoothie verde diário, consegui parar de tomar os dois medicamentos. Assim que interrompi o topiramato, minha energia aumentou e não tenho enxaqueca há sete anos”, relata.
“Não consigo nem lembrar da última vez que tive uma dor de cabeça. Não sou mais um prisioneiro do meu próprio corpo. Como bônus, minha asma melhorou dramaticamente desde que mudei minha dieta, então não tomo mais medicamentos para asma. Também consegui parar de tomar minha medicação para o colesterol”, continua o homem após obter melhora das crises de enxaqueca.