O Dia Mundial do Cachorro é celebrado nesta segunda-feira, 26 de agosto. Além de servir para celebrar os cães, a data aproveita a visibilidade para conscientizar sobre a importância de combater os maus-tratos aos animais.
Dedicada a homenagear os companheiros de quatro patas, a dia também é viável para aprender mais sobre os cachorros e suas necessidades. Além da companhia, os cães também são aliados em terapias, ajudando pessoas com necessidades especiais.
Outra oportunidade que a data traz é o lembrete de que muitos cães precisam de ajuda e vivem em ruas, abrigos ou com tutores negligentes. É importante citar que os cães precisam de amor, cuidados e proteção.
Para garantir a segurança dos animais, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, publicada em 1978, foi proclamada um ano depois pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), órgão da ONU.
O documento contém 14 artigos que reforçam o entendimento de que os animais possuem direito a uma vida digna, entre eles, o direito de viver livremente no habitat e a premissa que nenhum cachorro deve ser usado em experiências que causem dor.
Fonte: CNN