O Dia Mundial da Paz é celebrado anualmente no dia 1 de janeiro em todo o planeta. A data foi criada pelo papa Paulo VI em 1967 tendo como proposta unir todas as religiões com o objetivo único de criar um mundo pacífico e harmonioso.
O pontífice manifestou ainda o desejo de que a cada ano a humanidade estivesse mais próxima do objetivo maior de toda as crenças: o alcance da paz.
No entanto, a paz a que se refere o papa não incluiu todas as espécies e exclui impiedosamente os animais, que anualmente são brutalmente mortos para atender os desejos humanos.
As ideias de fraternidade e compaixão, inspiradas por esta data, serão sempre um projeto inacabado enquanto animais são assassinados para consumo, torturados em laboratórios ou aprisionados em prol do egoísmo humano.
A construção de uma sociedade realmente justa e igualitária precisa ter como princípios o fim do especismo e a escolha política de aderir a um estilo de vida e consciência que exclua tudo que cause mal a outro ser humano ou animal. Todos têm direito à vida, à liberdade e à felicidade.
Neste primeiro de janeiro reconheça e respeite os direitos animais e faça parte da mudança real que transformará o mundo para melhor.