EnglishEspañolPortuguês

ESCOLHAS CONSCIENTES

Dia Mundial da Água: consumidor faz diferença e estimula produtos como pasta de dente sólida e chuveiro sustentável

Gota no oceano, comportamento individual pode sim ajudar uso racional de recursos hídricos. Empresas ajudam com produtos que vão de pasta de dente sólida a chuveiros ultramodernos

22 de março de 2023
Letycia Cardoso
12 min. de leitura
A-
A+
Aline Matulja reutiliza água da chuva em sua horta no litoral de SP – Foto: Dudu Contreras/Divulgação

Ensaboar a louça toda e enxaguá-la de uma só vez, tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e jamais deixá-la pingando. Esses são ensinamentos que se aprende em casa desde criança, ainda que no meio daquela bronca em que os pais perguntam se o filho virou sócio da companhia de água, além da de energia elétrica.

Na prática, porém, o esforço para economizar água ainda é limitado nos lares brasileiros, onde a conta de luz pesa mais no orçamento. Ainda que racionalizar o uso da água também faça diferença no bolso, incorporar isso ao cotidiano ajuda a garantir o abastecimento de um item vital que começa a se tornar escasso mesmo no Brasil, que tem uma das maiores reservas hidrológicas do mundo.

Em meio às mudanças climáticas, especialistas alertam, que é urgente mudar comportamentos para que as próximas gerações não sofram com a falta de água de qualidade. Comportamento individual pode sim ajudar a criar uma cultura de uso racional de recursos hídricos. Empresas ajudam com produtos que vão de pasta de dente sólida a chuveiros ultramodernos.

Um estudo publicado pela organização Nature Water no mês passado, com base na avaliação de 9.505 bacias hidrográficas em todo o mundo, mostrou que a crise da água é mais preocupante do que se pensava até agora.

Alterações no clima e o aumento do consumo de água associado à urbanização acelerada e a elevação de padrões socioeconômicos em vários países podem afetar a disponibilidade de mananciais num futuro próximo, gerando risco de abastecimento principalmente na África, na Austrália e na América do Norte até 2050. Mas o Brasil não está isento, como têm mostrado crises hídricas cada vez mais frequentes aqui.

Ações simples que podem economizar água — Foto: Ilustração de André Mello

Prejuízos econômicos

A construção de novas barragens, o desmatamento nas margens de rios, o garimpo e a mineração ilegais, a poluição industrial e a contaminação pelo despejo irregular de esgoto geram um impacto profundo nas reservas de água doce que podem ser irreversíveis.

Você viu?

Ir para o topo