Hoje, 20 de agosto, é o Dia Internacional do Animal Abandonado. Desde 1992, no terceiro sábado de agosto, a data busca lembrar da importância de adotar animais abandonados e também de conscientizar para que casos de abandono não ocorram.
Infelizmente, o número de casos de animais abandonados no Brasil é bem grande. Trata-se de mais de 30 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde. Destes, 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães. Dá pra imaginar tantos animais assim?
Mesmo sendo crime, são vários os motivos pelos quais as pessoas decidem abandonar um animal. Entre as causas de abandono de animais estão: problemas financeiros; falta de tempo para interagir; gestações indesejadas; doenças; idade; nascimento de um filho; mudança de residência ou comportamento indesejado.
Além disso, os números de abandonos aumentam quando chegam as temporadas de férias. Isso porque os “tutores” acabam vendo o animal como um empecilho para suas viagens. Pela mesma razão, nessas épocas do ano os números de adoção caem.
Por esses motivos tão sérios é que precisamos dar importância para a causa do abandono de animais não só hoje, mas todos os dias. Conscientizar as pessoas sobre qual é o real significado de adotar e quais cuidados um tutor deve ter será sempre necessário.
Como ajudar um animal abandonado?
Além de conscientizar para prevenir o abandono, podemos fazer ainda mais pelos animais. Ações simples como castrar, alimentar, levar ao médico-veterinário, vacinar, dar lar temporário, fazer doações para ONGs de animais ou se voluntariar e apadrinhar animais em doação fazem, e muito, a diferença.
Além de tudo isso, considere adotar um animal abandonado. Pode ter certeza que ele irá retribuir sempre todo o seu carinho e ajuda. Uma adoção consciente é um ato nobre, um ato de amor! Divulgue essa ideia, incentive a adoção de animais abandonados e ajude milhares deles que esperam por um lar. Não compre, adote!
Fonte: GD Gazeta Digital