Guilherme Carvalho
[email protected]>
Como parte das ações do Dia Global de Soluções Climáticas promovido pelo 350.org, a HSI promoverá a ação “Comendo Pelo Clima” no Parque Trianon (São Paulo) neste domingo, dia 10/10/10. A ideia deste dia, que englobará milhares de ação em todo o mundo e dezenas no Brasil, é mostrar que as pessoas estão, sim, prontas para as soluções climáticas necessárias para frear as mudanças climáticas.
No Parque Trianon haverá também ações de outros grupos, como o “Movimento Aquecimento Global: I Care/Eu me Importo”. Já a ação da HSI pretende mostrar que é possível combatermos as mudanças climáticas de forma eficaz simplesmente optando por refeições vegetarianas.
Os impactos do consumo global de produtos animais sobre as mudanças climáticas é evidente e bem documentado. Segundo o relatório “Livestock’s Long Shadow” publicado pela FAO (ONU) em 2006, a criação de animais para consumo é responsável por aproximadamente 18% das emissões globais de gases geradores do Efeito Estufa, estando portanto entre os maiores setores responsáveis pelo aquecimento global.
Esta grande quantidade de emissões não é por acaso. Atualmente, cerca de 67,5 bilhões de animais são criados e abatidos por ano para a produção de carne, leite e ovos. Só o Brasil é responsável por mais de 5,5 bilhões deste total. Os impactos negativos deste inimaginável número de animais sobre o solo, a água, o ar e o clima são igualmente vultosos. Optando por refeições centradas em alimentos de origem vegetal, nós podemos agir (três vezes por dia!) em defesa do meio ambiente e do clima – além de, claro, dos próprios animais.
Se você estiver em São Paulo, não deixe de participar desta celebração da alimentação consciente e do nosso planeta. Haverá distribuição de provinhas de comida vegana e, principalmente, educação das pessoas sobre a grande diferença que as nossas opções – a cada garfada – podem fazer para combater as mudanças climáticas.
Serviço:
Ação “Comendo Pelo Clima” – HSI no Brasil
Dia 10/10/10 (domingo)
Parque Trianon (Av. Paulista, 1700)
Das 10h às 17h
Contato: [email protected]