Hoje, dia 1.º de novembro é o dia mundial do veganismo, e marca o início do mês mundial do veganismo.
O mês é celebrado globalmente como um momento de reconhecimento do quão longe o movimento vegano chegou, quão acessível à vida baseada em vegetais e vegana podem ser, e como um momento para encorajar os curiosos a adotarem ou explorarem mais o veganismo experimentando novos restaurantes, receitas e novas ideias.
É também um momento importante para considerar e reconhecer o quão benéfico esse estilo de vida pode ser para o meio ambiente, nossas comunidades e os animais.
Quando tudo começou
A celebração do dia mundial do veganismo começou em 1994, em comemoração ao 50.º aniversário da The Vegan Society.
A The Vegan Society foi fundada em novembro de 1944 por David Watson, Elsie Shrigley e quatro outros vegetarianos. O grupo sentiu haver a necessidade de uma palavra mais precisa para descrevê-los e depois de algum tempo, finalmente decidiram-se pelo termo ‘vegano’.
Logo depois, em 1949, revisitou a definição de veganismo como a busca do “fim do uso de animais pelo homem para alimentação, mercadorias, trabalho, caça, vivissecção e por todos os outros usos que envolvem a exploração da vida animal pelo homem.”
A definição passou por outra evolução na década de 1980, chegando à definição que hoje conhecemos:
[…] uma filosofia e um modo de vida que busca excluir — na medida do possível e praticável — todas as formas de exploração e crueldade contra os animais para alimentação, vestimenta ou qualquer outro propósito; e, por extensão, promove o desenvolvimento e uso de alternativas livres de animais para o benefício de humanos, animais e meio ambiente. Em termos dietéticos, denota a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente de animais. — The Vegan Society
Vale ressaltar que, historicamente, os primeiros praticantes do vegetarianismo e veganismo viveram há mais de 2 mil anos, e a lista inclui nomes como Pitágoras e Buda. Hoje, o veganismo vive um dos momentos de maior expansão, com adeptos se espalhando ao redor do mundo. Simultaneamente, o número de opções baseadas em plantas disponíveis no mercado também está aumentando dramaticamente.
Eventos que são realizados nesse mês
Certamente, a partir do dia 1.º de novembro, veganos e grupos independentes se organizam em eventos por todo o mundo.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem vários eventos on-line, nós ainda estamos em uma pandemia — apesar da flexibilização que está ocorrendo em algumas regiões — por isso, iremos sugerir eventos virtuais para você.
National Afro-Vegan Conference (NavCon) — a National Afro-Vegan Conference (NavCon) é um evento on-line com palestrantes convidados, chefs plant-based e médicos que promovem a alimentação baseada em vegetais e a vida vegana como uma solução para muitos dos desafios globais que enfrentamos atualmente. O evento acontecerá no dia 13 de novembro.
Empreendedorismo feminino — nesse webinar, que acontecerá no dia 19 de novembro, a Sociedade Vegetariana irá conversar com as criadoras da marca de moda Ada (vegana e slow fashion).
Quer conhecer mais eventos? A The Vegan Society mantém em seu site uma lista de eventos que acontecem ao redor do mundo, além disso, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) também disponibiliza seu calendário.
Como comemorar o mês mundial do veganismo
O veganismo cresceu muito ao longo dos últimos anos e há muito a comemorar. Adotar um estilo de vida vegano é bom para o planeta, para a saúde e para os animais.
Contudo, o mês mundial do veganismo é uma excelente oportunidade para avançarmos ainda mais rumo ao estilo de vida vegano, afinal, ainda há muito a ser feito.
– Primeiramente, estude sobre o veganismo e nutrição vegana. Essa é a maior ferramenta para quem deseja uma vida mais saudável e significativa.
– Incorpore mais alimentos vegetais em sua dieta! Experimente uma nova receita ou crie sua própria!
– Se você está trabalhando para reduzir ou limitar a ingestão de produtos de origem animal, experimente um análogo à base de plantas para laticínios ou carne – há uma série de fabricantes incríveis hoje, incluindo inúmeros lançamentos recentes que você pode conhecer em nosso site.
– Conheça e visite um santuário de animais. Temos a sorte de ter vários santuários locais que fazem um importante trabalho de reabilitação e cuidado com animais resgatados.
– Assista a um documentário! Existem tantos documentários disponíveis, que cobrem tópicos como nossa dependência social do consumo de animais, os impactos na saúde de uma dieta baseada em vegetais e o impacto ambiental de nossas tendências de consumo, incluindo Cowspiracy, The Game Changers e Forks Over Knifes.
– Se você quiser assistir um documentário, outra sugestão é provar um bom snack vegano enquanto se entretêm (em uma dieta equilibrada é tudo de bom e você apoia os empreendedores veganos).
–
Presenteie um amigo com um livro sobre a vida baseada em plantas ou deixe algum em um local público. Você nunca sabe quem pode pegá-lo!
– Você também pode aproveitar o dia para ler um livro sobre veganismo, pois conhecimento nunca é demais.
– Experimente um vinho vegano e tenha um momento relaxante com quem é importante para você.
– Baixe um aplicativo vegano. Existem vários disponíveis que podem te ajudar em sua jornada vegana.
– Faça um curso da SVB (o veganismo para todos estará disponível no mês de novembro)
– Assista algum webinar da Sociedade Vegetariana Brasileira (dica: eles ficam gravados no YouTube também)
– Entre no clima de final de ano lendo nosso artigo sobre as Tendências de produtos plant-based e sustentáveis para 2022.
– Por fim, se delicie com um chocolate vegano e compartilhe suas impressões nas suas redes sociais. Certamente, você poderá encorajar mais pessoas a considerar o veganismo.
Fonte: Vegan Busness