Policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) realizaram operação para combater o tráfico de aves silvestres, durante o final de semana. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do “Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres”, comemorado no dia 1º de dezembro, a ação envolveu as Unidades de Polícia Ambiental (UPAm) de Pedra Branca, Serra da Tiririca, Três Picos, além da UPAm Móvel e da Secretaria municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo.
No total, foram apreendidos 163 pássaros da fauna silvestre em todo o final de semana para serem devolvidos à natureza. Todos os animais foram levados para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Seropédica, para tratamento e posterior soltura.
Segundo o Capitão Sarmento, Comandante da UPAm Serra da Tiririca, o tráfico de animais utiliza as mesmas táticas de traficantes de drogas.
Assim como o tráfico de drogas utiliza menores como mão-de-obra, os traficantes de animais também vêm adotando esta mesma prática para evitar os rigores da lei, principalmente em feiras livres. Por isso, o setor de educação ambiental do CPAm vem atuando nas escolas para conscientizar as futuras gerações acerca desta prática criminosa – avaliou.
O CPAm pede que a população continue contribuindo com informações, entrando em contato com o Disque-Denúncia através dos telefones: (21) 2253-7134 ou 0300 253-7134.
Fonte: O Globo