Dezessete baleias-franca foram avistadas no litoral catarinense por uma equipe da Área de Proteção Ambiental (APA). Os animais – sete pares de mãe e filhote, mais três baleias solitárias – foram vistos durante um sobrevoo nas praias de Laguna, no Sul. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (14) pela entidade, mas a observação ocorreu na segunda (11).
Segundo os pesquisadores da APA, o sobrevoo foi feito para localização da mãe e do filhote de baleia-franca resgatados no último sábado (9) na Lagoa de Santo Antônio dos Anjos. No entanto, eles não estavam entre os animais avistados.
A entidade informou que monitorava os dois mamíferos desde domingo (10). Como o filhote desencalhou sozinho e retornou ao mar antes da mãe, a preocupação é que não consiga reencontrá-la, já que se trata de um filhote novo, e sua sobrevivência depende do leite materno.
A baleia-franca mãe que encalhou em Laguna pode ser reconhecida por suas calosidades e apresenta também uma cicatriz em uma das calosidades na região superior da cabeça.
A APA da Baleia Franca juntamente com a Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e a Polícia Militar Ambiental de Laguna faz a localização dos animais e solicita à população que informe em caso de avistamento dos mamíferos por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3255 6710.
Fonte: G1