Nos últimos dez meses, 3.353 cães e gatos foram castrados por meio de cirurgias feitas no Castramóvel, em Santos. O veículo, que entrou em operação em agosto de 2014, já percorreu mais de 20 bairros. É equipado com mesas cirúrgicas, pia e ar-condicionado.
Até o início de setembro, a Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Semam), receberá a segunda unidade móvel. Orçada em R$ 245 mil, está em fase final de adaptação.
Adaptado
Em 2014, a Prefeitura adquiriu ainda um veículo especialmente adaptado para transporte animal e entregou a nova sede da Codevida – Centro de Adoção Animal, localizada no bairro do Jabaquara, avaliada em R$ 575 mil.
A coordenadora da Codevida, Leila Abreu, explica que além das cirurgias realizadas no Castramóvel, outras intervenções cirúrgicas são feitas no Jabaquara.
“Na unidade, atendemos casos especiais, como animais acidentados. Nessas situações, sempre que possível, aproveitamos e fazemos a castração, pois esse é o grande objetivo da Codevida, o controle populacional. É por meio dele que podemos reduzir o sofrimento provocado pelo abandono”.
No Jabaquara, apenas neste ano, foram feitas 299 castrações e 189 cirurgias especiais, como tumores, hérnias ou acidentes.
Fonte: A Tribuna