EnglishEspañolPortuguês

ABRIGOS

Detentos usam madeiras apreendidas em fiscalizações para produzir casinhas para animais na região de Presidente Prudente (SP)

Nesta semana, produtos foram entregues para a cidade de São Paulo (SP).

7 de janeiro de 2026
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Polícia Ambiental

Há cerca de cinco anos a Polícia Militar Ambiental da região de Presidente Prudente (SP), realiza doações de madeiras apreendidas para entidades e prefeituras da região.

Uma das principais vertentes é a doação desse material apreendido para penitenciárias do Oeste Paulista.

Parte dessas ações com estabelecimentos prisionais contou com a participação de dez sentenciados do pavilhão habitacional de regime semiaberto da Penitenciária “Bruno Luiz Airoldi Leite”, em Caiuá (SP), e resultaram na fabricação de casinhas para animais entregues ao Centro de Controle de Zoonoses de Presidente Prudente e para protetores e defensores de animais, bem como casinhas para playground doadas aos municípios de Caiuá, Presidente Prudente e Presidente Venceslau (SP).

Além das ações no Oeste Paulista, nesta segunda-feira (05/01), o capitão da Polícia Militar Ambiental, Júlio César Cacciari de Moura, realizou a entrega de casinhas para animais para a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) da cidade de São Paulo (SP).

“Madeira apreendida, material do crime, vai para dentro de unidade prisional, trabalha, através de presos, qualifica mão de obra, transforma com educação e, agora, serve a sociedade, aqui servindo os animais”, afirmou Caciari.

As ações de fiscalização em madeireiras ocorrem em toda área de atuação da Terceira Companhia de Polícia Militar Ambiental sediada em Presidente Prudente e quando há alguma irregularidade no depósito, venda ou armazenamento, as madeiras são apreendidas e doadas a prefeituras, entidades, Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações.

A madeira ilegal sai das mãos dos infratores e são doadas com intuito de ajudar através da construção e reforma de pontes em estradas rurais, confecção de casinhas para cães, melhorias de estruturas em locais que acolhem cães e gatos (canil e gatil), construção e melhorias estruturais em igrejas e templos, fabricação de móveis doados a várias entidades, mesas e bancos doados à escolas municipais de Educação Infantil, entre outras.

Nos últimos dois anos mais de dez prefeituras foram beneficiadas com a doação de madeiras, além de unidades prisionais, entidades, associações, escolas e ONGs, totalizando mais de trinta locais contemplados com madeiras apreendidas.

Fonte: CBN Prudente

    Você viu?

    Ir para o topo