Ao pensar no processo de reintegração social de seus presos, o Poder Judiciário de Santa Catarina criou um projeto para o convívio com os animais.
A Penitenciária de Canhanduba, localizada na cidade de Itajaí, ganhou um canil, construído pelos próprios detentos, para abrigar animais que foram retirados da rua pelo Centro de Controle de Zoonoses da região.
Cerca de 10 presos do local, em regime semiaberto, com bom comportamento e que possuem um quadro de depressão ou ansiedade, estão cuidando dos cães. As atividades são banho e tosa, alimentação dos animais, limpeza do canil e mimar os cãezinhos. Todos animais chegam castrados, vacinados e vermifugados, segundo o veículo The Greenest Post.
A iniciativa batizada de ‘ReabilitaCÃO’, conta com o acompanhamento de uma equipe com psicólogos e assistentes de veterinário, que compartilham seus conhecimentos técnicos com os detentos.
O canil será um lar temporário para os bichinhos, até que eles sejam adotados em feiras de adoção responsável, que ocorrem aos finais de semana, em parceria com ONGs locais.