A pandemia de Covid-19 destacou a grande presença do plástico em nossa rotina e no sistema de saúde. Máscaras cirúrgicas, luvas, frascos e equipamentos de proteção têm plástico em sua composição. No entanto, ativistas ambientais estão preocupados com a quantidade de resíduos plásticos que serão acumulados na natureza durante esta crise e como isso será tratado pelas autoridades mundiais.
Nick Mallos, diretor da Ocean Conservancy, afirma que precisamos ter cuidado com o futuro: “Sabemos que a poluição por plásticos é um problema global – ela existia antes da pandemia. (Mas) vimos muitos esforços do setor para reverter alguns dos grandes progressos realizados. Precisamos ser bastante cautelosos sobre aonde vamos, pós-pandemia”, disse em entrevista à CNN.
Enquanto países e organizações mundiais pedem que os cidadães usem máscaras em locais públicos, há uma preocupação emergente sobre o descarte de máscaras e luvas. “Do lado de fora da minha casa, existem luvas e máscaras descartadas por todo o bairro. Está chovendo aqui há dois dias, então eles são rapidamente jogados no esgoto”, aponta John Hocevar, do Greenpeace EUA.
Mallos acrescenta ainda é preciso conciliar a gestão da crise com a preocupação com o meio ambiente. “Em primeiro lugar, este é um momento de saúde e segurança pública sendo a principal prioridade. Mas também temos que perceber que a questão mais ampla sobre resíduos que está sendo destacada por esta pandemia realmente importa”, concluiu o especialista em conservação.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.