Espécie muito visada por caçadores no mercado de venda de animais silvestres, o pássaro Caboclinho Paulista, nome popular do Sporophila bouvreuil, pode estar em risco em um de seus habitats no Distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes (SP). A área em que há diversas aves está recebendo entulhos de diversos tipos, o que pode afastá-las. Especialistas pedem ação da Prefeitura para evitar mais dano ao local.
A constatação foi feita pelo médico veterinário Jefferson Leite. O local fica às margens da Avenida Castelo Branco. De acordo com o profissional, o animal não está em extinção, mas é vulnerável. “Ele não corre risco de extinção, mas o lugar em que fica é suscetível à degradação por parte do homem. É muito valioso no mercado negro. Pode custar de R$ 3 mil a R$ 10 mil”, observou.
O observador de pássaros José Robson dos Santos explica em quais locais as aves costumam ficar. “São áreas de várzea, brejinhos que estão constantemente sendo assoreados, contaminados e invadidos. Esses são da classe papa capim, ou seja, queimadas também ameaçam suas ninhadas e seu alimento”, disse.
Fonte: O Diário de Mogi